VÍNCULOS ENTRE ALUNOS E UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO E PROPOSIÇÃO DE UMA ESCALA DE MEDIDA - Ties between Students and an Institution of Higher Education: development and proposition of a measurement scale

Autores

  • Joana d´Arc Alves PUC-MG
  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo desenvolver e propor uma escala de vínculos para avaliar o relacionamento entre alunos e uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Referencial Teórico baseou-se em estudos sobre vínculos organizacionais, recorrendo-se autores consagrados da Administração e Psicologia, tais como: Freud, Bion, Bleger, Pagès, Chanlat, Freitas, Enriquez e Pichon-Rivière entre outros. O questionário, aplicado em 821 alunos de diferentes cursos da instituição, continha 71 indicadores distribuídos em dez tipos de vínculo. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória para a análise dos dados. A análise realizada permitiu a extração de 7 fatores vinculares reduzidos em 28 indicadores, apresentando grande parte das cargas fatoriais acima de 0,60 e uma medida de adequação da amostra (KMO = 0,92) apurada como meritória. O modelo final da análise fatorial explicou 40,73% da variância, com a grande maioria dos fatores extraídos revelando um alfa de Cronbach acima de 0,60. Não obstante os resultados alcançados pela pesquisa serem considerados satisfatórios e confiáveis, recomenda-se que a escala seja reaplicada para fins de aprimoramento e ampliação dos estudos empíricos futuros que tratem dos vínculos mantidos entre alunos e instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

Joana d´Arc Alves, PUC-MG

Mestre em Administração - Faculdade Novos Horizontes

Professora - Graduação em Administração - PUC-MG

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

Professor e Pesquisador Faculdade Novos Horizontes - Mestrado Acadêmico em Administração

Publicado

2015-06-13

Edição

Seção

Artigos