DIMENSÕES DO CAPITAL SOCIAL EM REDES DE COOPERAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM REDE GAÚCHA - Social Capital Dimensions in Cooperation Networks: a Case Study

Eliete Kunrath Dilly, Janaina Macke, Tcharles da Maia

Resumo


Este estudo descreve como se estruturam as redes sociais da Rede de Cooperação AutoRede, em Novo Hamburgo. Trata-se de um estudo de caso, no qual foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos, num processo de avaliação de informações sendo usados os princípios da triangulação dos dados e da triangulação do método. A partir deste método, serão identificadas e relacionadas as dimensões cognitiva, estrutural e relacional do capital social na AutoRede. O estudo foca os padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de amizade, de informação, de confiança e de apoio ou influência. São analisadas as interligações das dimensões do capital social para mostrar a construção destas relações no contexto específico. A análise dos dados mostrou que as redes pesquisadas são esparsas e que há atores que concentram a centralidade quando consideradas as redes dos quatro conteúdos transacionados. Além disso, a rede de confiança é a menor de todas as redes pesquisadas, confirmando o preconizado pela teoria. Os achados também mostraram que a construção das redes dos empresários é baseada na diversidade de papéis, sendo as relações estabelecidas, em sua maioria, próximas ou muito próximas. Encontrou-se, ainda, que as redes possuem uma baixa reciprocidade nas relações. Por fim, notou-se que os empresários possuem significados compartilhados, mostrando-se como mais salientes aqueles relativos à experiência na participação em rede e benefícios obtidos. Como contribuições acadêmica e aplicada do estudo, espera-se que os resultados possam fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas com vistas à inovação através de redes de empresas e elementos teóricos-empíricos para o avanço no campo dos estudos sobre redes e capital social.


Texto completo:

pp. 329-359 PDF

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