RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA MICRO E PEQUENA EMPRESA: PRÁTICAS E DESAFIOS

Jacques Demajorovic, Ana Lucia Freizatti Santiago

Resumo


 

As micro e pequenas empresas representam grande parte dos negócios no Brasil e são vitais para a dinâmica econômica e social. Contudo, os aspectos socioambientais nas MPEs são pouco conhecidos. Este estudo identifica e analisa as principais motivações e desafios das MPEs para a adoção das práticas socioambientais. A pesquisa compõe-se de uma etapa documental em que foram analisados dados dos Relatórios Técnicos do Programa do Sebrae-SP de Gestão Ambiental,envolvendo 70 MPEs, e de uma etapa de campo, em que foram realizadas entrevistas com 42 proprietários das mesmas empresas. Os resultados da pesquisa documental e das entrevistas de campo reforçam o papel do poder público como grande fator de indução das práticas socioambientais e que são priorizadas práticas socioambientais fragmentadas, pontuais, que não exigem grandes investimentos e estão diretamente ligadas ao custo de produção da empresa. O trabalho reforça também a contribuição de organizações profissionais para a disseminação de conhecimento socioambiental junto às empresas de forma a superar os desafios enfrentados.

Palavras-chave  : Pequenas empresas. Impactos socioambientais. Práticas socioambientais. Gestão reativa e gestão proativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................