A DIMENSÃO IDENTITÁRIA EM DUAS FEIRAS HIPPIES: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESTADOS UNIDOS E BRASIL

Autores

  • Alexandre de Pádua Carrieri FACE/CAD/CEPEAD
  • Mariana Mayumi Pereira Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Jorge Lengler Universidade de Santa Cruz do Sul (RS)

Resumo

 

O propósito fundamental deste trabalho é revelar identidades, por meio dos sutis contornos da diversidade do comportamento de indivíduos que se encontram em rituais como duas feiras hippies de países diferentes. Os espaços analisados foram a feira Saturday Market, no estado do Oregon, Estados Unidos, e a feira "hippie" de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil. Entrevistas semi-estruturadas e o método do tipo etnográfico foram considerados adequados para se apreender a esfera comportamental cotidiana das feiras. Com isso, obteve-se um rico material de análise, que permitiu revelar as identidades por meio das práticas dos expositores. A conclusão foi que as identidades das feiras se revelaram por meio de aspectos históricos, comportamentais e espaciais. As feiras seriam instituições com significados distintos, espelham contextos diferentes e atraem públicos diferentes. Contudo, a identidade profissional do artesão apresentou traços marcadamente semelhantes em ambos ambientes, sendo o elo identitário entre as duas feiras.

Palavras-chave: Identidade. Feiras públicas. Artesanato.

Biografia do Autor

Alexandre de Pádua Carrieri, FACE/CAD/CEPEAD

 

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - FACE/CAD/CEPEAD. alexandre@cepead.face.ufmg.br.

Mariana Mayumi Pereira Souza, Universidade Federal de Viçosa

 

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente da Universidade Federal de Viçosa e Coordenadora do Curso de Administração no Campus UFV Florestal. mariana_mayumi@yahoo.com.br.

Jorge Lengler, Universidade de Santa Cruz do Sul (RS)

 

Pós-doutor em Marketing Internacional pela Michael Smurfit School of Business da University College Dublin, Irlanda. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul (RS) e Professor Visitante da University College Dublin. jlengler@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2011-09-21

Edição

Seção

Artigos