PEDAGOGIA CRÍTICA E ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: EM BUSCA DE NOVAS ABORDAGENS

Carolina Machado Maranhão, Ana Paula Paes de Paula

Resumo


O objetivo deste artigo é realizar uma análise histórica da pedagogia crítica e considerá-la como um projeto viável para o ensino em Administração. A partir das reflexões desenvolvidas acreditamos este projeto pedagógico é possível, embora demande um reorganização radical da racionalidade tradicional nesta área. Esta tarefa parecer ser mais do que necessária, principalmente porque nestes cursos residem as estratégias ideológicas de alienação que derivam do capitalismo. Para isto, em primeiro lugar analisamos as perspectivas não críticas da Escola Tradicional, da Escola Nova e do Tecnicismo no contexto político-social brasileiro. Em seguida, apresentamos a Escola Crítica-Reprodutivista de Bourdieu  e Passeron e analisamos a Pedagogia Crítica. Após esta passagem pela história, apresentamos uma agenda para a pedagogia crítica, incluindo a análise de livros-texto, de programas de cursos e de currículos para refletir sobre como estes planos de trabalho podem mudar o ensino em Administração.


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