EFEITOS DA IMERSÃO DE EMPREENDEDORAS EM REDES: CASOS DE ASSOCIAÇÕES DE MULHERES DE NEGÓCIOS DO ESTADO DO PARANÁ

Hilka Vier Machado, Marcos Ferreira de Jesus, Ligia Greatti, Larissa Estela Berehulka Balan Leal

Resumo


O objetivo desta pesquisa é compreender efeitos da imersão de empreendedoras em redes, especificamente em associações de mulheres de negócios, inseridas em Associações Comerciais em municípios paranaenses. Os benefícios da participação em redes são apontados por autores diversos (BARBOSA, FULER, FERREIRA, 2005; BORGES JUNIOR, 2004; JACK; ANDERSON, 2002; TEIXEIRA; MORRISON, 2004). No entanto, pouco se conhece sobre os tipos de redes e formas de participação de empreendedoras (MOORE, BUTTNER, 1997). A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo, realizado nas Associações Comerciais de Maringá, Campo Mourão e Londrina, no Paraná, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas e de análise documental. Os resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo e de análise documental, seguindo também a classificação apontada por Dacin, Ventresca e Beal (1999) em efeitos cognitivos, políticos e culturais resultantes da participação na rede. As conclusões do estudo reforçam a importância da participação de empreendedoras em redes, tanto nos aspectos mencionados, como também em razão da participação ter propiciado a muitas empreendedoras um preparo para atuar em outras redes posteriormente.  

 

Palavras-chave: Empreendedorismo. Mulher Empreendedora. Redes

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