Vol. 8, No 3 (2010)

Carla Regina Pasa Gomez

Resumo


Nesse primeiro editorial temos muitas coisas a dizer além de apresentar a última edição do ano de 2010. Primeiramente, agradecemos a contribuição de muitos colegas que ao longo desse ano nos auxiliaram a fazer a Gestão.Org. Aos avaliadores nosso muito obrigada pela seriedade e dedicação com que conduziram as avaliações. Aos autores que acreditaram no potencial da nossa Revista como um canal de comunicação de seus trabalhos científicos, muito obrigada. Agradecemos aos nossos colegas do Corpo Editorial que nos auxiliaram a delinear os passos da Revista e, a equipe de apoio que tem nos ajudado com as tarefas operacionais. Obrigada a prof. Jackeline Amantino de
Andrade que conduziu nosso periódico ao longo desses anos com muito esforço. Desde o final do ano de 2009 a Revista passou por problemas técnicos e operacionais e deixou de receber artigos para publicação por um longo período de tempo, estendendo-se até setembro de 2010. Nesse mesmo período a avaliação dos artigos e operacionalização da Revista se tornou lenta devido à problemas operacionais, no entanto, encerramos o ano de 2010 com todas as edições publicadas. Assim, pedimos à toda comunidade acadêmica, desculpas pelos transtornos causados e nos colocamos a disposição para esclarecer e informar sobre posições sobre artigos pendentes.

Todavia, o ano de 2010 se encerra com muitas novidades. A Revista passou a ser operacionalizada através da plataforma SEER o que nos permitirá maior agilidade na gestão da mesma. Nossa equipe se amplia, e somam-se os esforços da Eliane e da Conceição que contribuem com tarefas diárias que nos trarão maior agilidade e organização. Alinhamos nossas metas e planos às propostas da gestão 2010-2012 do PROPAD conduzida pelos prof. Walter Moraes e Débora Dourado que entre outras tem
almejado a melhoria do conceito do Programa e a consolidação do processo de internacionalização.

Nesse número que apresento contamos com a contribuição de autores de Instituições nacionais e internacionais. O primeiro artigo desse número apresentado pela profa. Paula Schommer e pelo bolsista Rubens Lima Moraes discute a atuação de observatories sociais voltados à cidadania fiscal na promoção de controle social e accountability, partindo da experiência do Observatório Social de Itajaí trazendo contribuições para discussões a cerca do tema da Gestão Social.

No segundo artigo temos uma parceira internacional, consolidada pelo estágio pósdoutoral da profa. Cristina Dai Prá Martens que, junto com os profs. Henrique Mello Rodrigues de Freitas e Jean-Pierre Boissin, discutem a orientação empreendedora e a proatividade em empresas de software.

O terceiro artigo, temos uma discussão a respeito de empreendedorismo. A discussão teórica proposta pelos professores Gabriel Milan, Deonir De Toni, Eric Dorion e, Maria Schuler discute os modelos mentais dos empreendedores e sua influência sobre o desempenho empresarial, resultando em um conjunto de proposições, que buscam entender melhor a diferença no nível de desempenho organizacional, principalmente em micro, pequenas e médias empresas.

O artigo seguinte, discutido pelos alunos do PROPAD/UFPE: Fernando José Vieira Torres, Moisés Araújo Almeida, Edilson dos Santos Silva, junto com a profa. Josete Florêncio dos Santos, traz as práticas de Gerenciamento dos Riscos e Análise do Desempenho Financeiro em fundos de pensão à luz da Resolução nº 13 do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC) e a Resolução nº 3.456/2007 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que são normas legais da área.

O quinto artigo, de autoria de mestres, mestrando e professor do Programa de Pós- Graduação em Contabilidade da UFSC investiga o impacto do efeito reflexo sobre investidores experientes e inexperientes em decisões de investimentos sob risco no mercado financeiro, buscando dados primários junto a junto a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

O sexto artigo, de autoria da profa. Lilian Outtes Wanderley, profa. NHTV International Hoger  nderwijs, Breda, Holanda) e da profa. Vivienne J. Wildes (Penn State University, USA), traz uma   discussão a partir da análise de relatórios de sustentabilidade de empresas européias e chinesa ligadas à atividade turística sobre tais impactos nas mudanças climáticas.

De autoria de mestre e professores da UNIVALI (SC), o sétimo artigo, apresenta o desenho de um mapa de variáveis relacionadas à sustentabilidade empresarial de uma cooperativa gaúcha. O trabalho dos profs. Elvis Martins, Carlos Rossetto, Adriana Rossetto e Elaine Ferreira baseia-se no modelo PEPSE e contribui para discussões a cerca do tema planejamento estratégico e sustentabilidade.

No artigo de número oito, temos a discussão trazida pelos professores Maria Nivalda Freitas e Antônio Luiz Marques com relação a dois aspectos básicos da gestão da diversidade relacionada à inserção de pessoas com deficiência em empresas brasileiras consideradas socialmente responsáveis: a forma como a deficiência é vista pelos gerentes e as ações de adequação das condições e práticas de trabalho.

Desejamos a todos uma boa leitura.
Desejamos ainda, a todos um Feliz 2011, e comprometendo-nos com a melhoria do conceito da Gestão.Org iniciamos 2011.

Profa. Carla Pasa Gomez
Editora


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................