ESTRATÉGIA COMPETITIVA A PARTIR DA GERAÇÃO DE VALOR DO PRODUTO: MODELO CONCEITUAL E VALIDAÇÃO EM EMPRESAS DA INDÚSTRIA CALÇADISTA - Competitive Strategy from the Value-Added to Product: Conceptual Model and Validation in Firms of Shoes Industry

Autores

  • Sérgio Evangelista Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Flávio César Faria Fernandes UFSCar

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor um modelo conceitual sobre a estratégia competitiva, baseado no valor gerado pelo produto. A pesquisa realizada tem caráter teórico-empírico; o modelo proposto é deduzido a partir dos conceitos de estratégia competitiva e dos atributos e funções dos produtos e é validado em um estudo de dezesseis empresas do ramo calçadista. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, o que permitiu uma visão comparada e abrangente do objeto de pesquisa. O modelo proposto permitiu o mapeamento das estratégias praticadas por essas empresas e das pressões competitivas entre seus produtos. Este artigo traz as seguintes contribuições: apresenta um modelo que analisa em profundidade as maneiras de geração de valor do produto para o cliente e sua relação com a estratégia competitiva; a validação do modelo por meio do estudo de empresas calçadistas, o que permitiu reconhecer as estratégias destas empresas e os tipos de pressões competitivas existentes entre os seus produtos.

Biografia do Autor

Sérgio Evangelista Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

B. Ciencia da Computação, UFSCar, 1999

Me. Engenharia de Produção, UFSCar, 2002

Dr. Engenharia de Produção, UFSCar, 2007

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção, UFOP, Campus de João Monlevade

Areas: Planejamento e Controle da Produção; Estratégias Organizacionais.

Flávio César Faria Fernandes, UFSCar

Pós-Doutorado University of Nottingham, 1998

Doutorado Engenharia de Produção, USP, 1991

Prof. Associado do Departamento de Engenharia de Produção, UFSCar. 

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Publicado

2016-02-19

Edição

Seção

Artigos