ESTRATÉGIA COMPETITIVA A PARTIR DA GERAÇÃO DE VALOR DO PRODUTO: MODELO CONCEITUAL E VALIDAÇÃO EM EMPRESAS DA INDÚSTRIA CALÇADISTA - Competitive Strategy from the Value-Added to Product: Conceptual Model and Validation in Firms of Shoes Industry

Sérgio Evangelista Silva, Flávio César Faria Fernandes

Resumo


Este artigo tem como objetivo propor um modelo conceitual sobre a estratégia competitiva, baseado no valor gerado pelo produto. A pesquisa realizada tem caráter teórico-empírico; o modelo proposto é deduzido a partir dos conceitos de estratégia competitiva e dos atributos e funções dos produtos e é validado em um estudo de dezesseis empresas do ramo calçadista. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, o que permitiu uma visão comparada e abrangente do objeto de pesquisa. O modelo proposto permitiu o mapeamento das estratégias praticadas por essas empresas e das pressões competitivas entre seus produtos. Este artigo traz as seguintes contribuições: apresenta um modelo que analisa em profundidade as maneiras de geração de valor do produto para o cliente e sua relação com a estratégia competitiva; a validação do modelo por meio do estudo de empresas calçadistas, o que permitiu reconhecer as estratégias destas empresas e os tipos de pressões competitivas existentes entre os seus produtos.


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