DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO PROGRAMA TRAINEE SOB A ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR QUÍMICO - Trainee Program People Development Under the Individual Competencies Perspective: a Case Study in a Organizati

Autores

  • Eduardo Caruso Martins Universidade de São Paulo
  • Marisa Eboli Universidade de São Paulo

Resumo

Frente ao crescimento das ofertas de Programas Trainee no mercado brasileiro, este estudo se propôs a analisar a relação entre as ações de desenvolvimento das competências propostas às pessoas que por ele ingressam em uma organização do setor químico. Trata-se de pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o método de estudo de caso único, exploratório e descritivo. Foram coletados dados primários por meio de entrevistas semi-estruturadas, orientadas por um roteiro, com gestores da área de desenvolvimento de Recursos Humanos (Expertise Center), gestores das áreas de negócio, e Trainees do Programa Trainee 2007 da organização. Os resultados evidenciaram que as ações são percebidas como desenvolvedoras, no entanto a percepção acerca de seus benefícios são difusos entre os que se submetem (Trainees), os que oferecem (Expertise Center) e os que “usufruem” do desenvolvimento dos seus subordinados (gestores dos Trainees).

Biografia do Autor

Eduardo Caruso Martins, Universidade de São Paulo

Mestre e Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Sâo Paulo, Brasil (FEA/USP)

Professor de Recursos Humanos em cursos de MBA em instituições brasileiras

Consultor organizacional do Hay Group Centroamérica

Marisa Eboli, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Downloads

Publicado

2016-02-19

Edição

Seção

Artigos