BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO SOBRE SUA APLICAÇÃO NOS TRIBUNAIS DE CONTAS ESTADUAIS - Balanced Scorecard: A Study About The Use In The State Courts of Auditors

Autores

  • Livia Vilar Lemos Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz Carlos Miranda Universidade Federal de Pernambuco
  • Jeronymo José Libonati Universidade Federal de Pernambuco
  • Cláudio de Araújo Wanderley Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A Reforma Gerencial trouxe para o setor público práticas e sistemas de gestão utilizados, tradicionalmente, nas empresas privadas, com o objetivo de melhorar a qualidade da prestação de serviços à sociedade. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi o de verificar como está sendo utilizado o Balanced Scorecard (BSC) pelos Tribunais de Contas Estaduais brasileiros como metodologia para execução de seus planejamentos estratégicos. O instrumento de coleta de dados foi os planejamentos estratégicos dos Tribunais de Contas; analisaram-se os relatórios das cortes de contas dos seguintes Estados: Ceará (CE), Pernambuco (PE), Pará (PA), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). A amostra selecionada é não paramétrica, intencional e foi selecionada a partir do Relatório de Cumprimento de Metas do PROMOEX. Conclui-se que os Tribunais de Contas Estaduais, da amostra estudada, possuem uma estrutura semelhante na utilização do BSC. O desenvolvimento de perspectivas e indicadores ocorreu de forma semelhante, visto que do total dos indicadores desenvolvidos pelos seis tribunais 83% se repetem entre as cortes de contas, com frequências que variam de 33,3% a 100%; bem como se identificou a mesma deficiência em todos os tribunais estudados: a não evidenciação das metas a serem seguidas.

Biografia do Autor

Livia Vilar Lemos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Ciências Contábeis e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Analista de Gestão na Companhia Pernambucana de Saneamento.

Luiz Carlos Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

O Prof. Luiz Carlos Miranda, Ph.D. é Professor Titular do Depto. de C. Contábeis e Atuariais da UFPE. Concluiu o Ph. D. Program In Agribusiness, na University of Illinois, em 1997. Atuou como Professor Visitante do POLIMI Instituto Politécnico de Milão (2010), onde lecionou custos para projetos. É Editor da RIC - Revista de Informação Contabil e membro do conselho editorial de varios periódicos. É Professor do Mestrado em C.Contabeis da UFPE e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou vários artigos em periódicos especializados e mais de cem trabalhos em anais de eventos, além de capítulos de livros publicados. Orientou mais de 20 dissertações de mestrado e 1 de doutorado, além de ter orientado vários trabalhos de iniciação científica nas áreas de Contabilidade, Administração, Engenharia de Produção e Ciência da Informação. Recebeu 12 prêmios e/ou homenagens. Coordenou vários projetos de pesquisa. Atualmente coordena um projeto de pesquisa sobre utilização da contabilidade gerencial nas pequenas e medias empresas. Atua na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Gerencial Controladoria e Custos. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 60 colaboradores, em co-autorias de trabalhos científicos. Suas áreas de atuação, como pesquisador e consultor incluem: Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, Indicadores de desempenho gerencial, Medição de Desempenho Organizacional, Supply Chain Management, Controladoria.

Jeronymo José Libonati, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1986), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1991), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco e diretor de controladoria da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes ramos: controladoria, contabilidade, contabilidade gerencial, avaliação de desempenho e contabilidade de custos.

Cláudio de Araújo Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Management Accounting pela University of Sheffield (2010) . Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco, Revisor de periódico da Critical Perspectives on Accounting, Membro de corpo editorial da Custos e @gronegócio Online, Membro de corpo editorial da Journal of Accounting in Emerging Economies, Membro de corpo editorial da Research in Accounting in Emerging Economies e Membro de corpo editorial da Revista de informação contábil (UFPE). Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Management Accounting Change, Brazilian Electricity Sector. 

Downloads

Publicado

2015-11-18