A PESQUISA HISTÓRICA EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE PARADIGMÁTICA E NOVAS PERSPECTIVAS - The Historical Research in Brazilian Organizational Studies: a Paradigmatic Analysis and New Perspectives

Autores

  • Yuna Fontoura EBAPE/FGV
  • Lilian Alfaia EBAPE/FGV
  • Alexandre Fernandes UNICARIOCA

Resumo

A Epistemologia Histórica de Bachelard (1977) contribuiu significativamente para a forma de se pensar a ciência e produzir conhecimento. A perspectiva histórica, por sua vez, é um método de pesquisa cuja base também se encontra na defesa de que a história é central para uma melhor compreensão e reflexão da humanidade por meio do entendimento de seus acontecimentos e estruturas (BURKE, 1992). Visto isto, buscamos neste ensaio um aprofundamento teórico de como a adoção de uma perspectiva histórica pode contribuir para pesquisas em Estudos Organizacionais no Brasil. Ao final da reflexão teórica, concluímos que, apesar de ainda não ser amplamente utilizada, a pesquisa histórica possui grande potencial neste campo no país. 

Biografia do Autor

Yuna Fontoura, EBAPE/FGV

Doutoranda em Administração pela EBAPE/FGV, 2011-; Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV, 2011; Pós-Graduada em Primeira Gerência e Marketing pela ESPM-RJ, 2008; Bacharel e formação em Administração Industrial pelo CEFET-RJ, 2006.

Lilian Alfaia, EBAPE/FGV

Doutoranda em Administração pela EBAPE/FGV, 2011-; Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV, 2011; Bacharel e formação em Psicologia, 2007.

Alexandre Fernandes, UNICARIOCA

Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV, 2010; Bacharel e formação em Administração, 1995.

Publicado

2013-08-29

Edição

Seção

Artigos