INTERLIGANDO A CADEIA PRODUTIVA NA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DO ARROZ - Linking the Production Chain in the Rice Industry

Autores

  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Dabdab Waquil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Hélio Henkin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O arroz é um produto importante para a economia mundial, pois é consumido de forma expressiva em vários países ao redor do mundo. A produção primária vem recebendo inovações constantes o que se reflete em aumento de qualidade e produtividade. A indústria beneficiadora passa a atuar visando à inovação em seus processos produtivos e na relação com seu fornecedor. No entanto, pouco se comenta das ações empreendidas para aproximar os elos a montante da agroindústria dentro da cadeia produtiva do arroz. Este trabalho tem como objetivo analisar que tipo de relações existe com outros elementos da cadeia produtiva do arroz por parte dos agentes agroindustriais beneficiadores. Através de uma metodologia qualitativa, baseada em análise de conteúdo, concluiu-se que existem ações conjuntas, principalmente envolvendo associações de indústrias, mas pouco se faz em relação aos distribuidores.

Biografia do Autor

Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Economia pela UFRGS, Mestre em Administração pela UFSM, Especialista em Gestão Empresarial pela UFSM e Bacharel em Administração pela UFSM.

Paulo Dabdab Waquil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Economia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio, ambos da UFRGS.

Hélio Henkin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS.

Publicado

2013-09-10

Edição

Seção

Artigos