A RELAÇÃO ENTRE CULTURA, MERCADO E DESENVOLVIMENTO NA VISÃO DE MARCELO MILANO FALCÃO VIEIRA

Rosimeri Carvalho da Silva, Eloise Livramento Dellagnelo, Marcio Silva Rodrigues

Resumo


Neste texto procuramos evidenciar as concepções de Marcelo Vieira sobre a relação entre a cultura, o mercado e o desenvolvimento. Baseamo-nos, sobretudo, nos trabalhos realizados no âmbito do projeto PROCAD, na parceria entre os programas de pós-graduação em Administração da Escola de Administração Pública e de Empresas e da Universidade Federal de Santa Catarina. Do conjunto dos trabalhos selecionamos três, nos quais Marcelo e seus orientandos discutem e aprofundam os principais conceitos do projeto. No primeiro artigo é abordada a evolução do contexto histórico do campo da cultura de 1920 a 2002. No segundo, a relação entre cultura e desenvolvimento é discutida e os dois conceitos são aprofundados. O terceiro artigo utiliza os conceitos e relações anteriores para a reflexão sobre um caso empírico do Programa Bairro-Escola de Nova Iguaçu-RJ. Entendemos que os três artigos, embora não representem a obra de Marcelo, evidenciam características importantes da contribuição que deu aos estudos organizacionais no campo da cultura no Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................