ESTUDOS SOBRE IDENTIDADE DE MARCA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DE 1997 A 2011 - Studies on Brand Identity: an Analysis of the Brazilian Academic Production from 1997 to 2011

Autores

  • Edson Roberto Scharf Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Rogério Krause Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise bibliométrica da produção acadêmica brasileira no período compreendido entre os anos de 1997 e 2011 sobre o tema ‘identidade de marca’. O ponto de partida para a sua realização foi o estudo anteriormente realizado por Vieira (1998), considerando-se nove variáveis na análise bibliométrica. Este trabalho complementa aquele ao observar um horizonte cronológico maior, um tema específico e uma seleção longitudinal mais extensa de periódicos e eventos científicos. Trata-se da primeira referência sobre o tema ‘identidade de marca’ em termos de levantamento bibliométrico no Brasil. Após a análise de 3.584 artigos, os resultados revelam predominância do uso de livros como base para a produção acadêmica e científica sobre o tema, bem como demonstram a não citação de autores brasileiros nos trabalhos publicados e, ainda, concentração da produção sobre o tema identidade de marca em três grandes eixos: ‘Comportamento do Consumidor’, ‘Posicionamento e Marcas de Produtos’ e ‘Estratégias de Mercado’.

Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Administração (1988), especialista em Marketing (1992), mestre em Administração (1999), é doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2009), com a tese Proposta de Valor Na Construção de Identidade de Marca: o Capital Humano Envolvido na Área Mercadológica. Foi um dos vencedores do I Prêmio Produção Discente EGC/UFSC 2004-2009, na categoria Produção Doutorado. Autor dos livros Gestão do Conhecimento Aplicada ao Marketing e Administração na Propaganda. É diretor de planejamento da Greyhound Comunicação e professor titular da FURB Universidade Regional de Blumenau desde 1994, onde atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD/FURB) e Editor da Revista de Negócios do PPGAD/FURB. Tem interesses de estudos e pesquisas nas áreas de branding e comunicação.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e realizou estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, editor associado para a área de Estudos de Marketing dos Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro da Academy of Marketing (UK), membro do Grupo de Estudos em Consumo, Mercados e Sociedade (FGV-Rio/CNPq) e coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq). Foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes temas: práticas de marketing, gestão de mercado, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.

Rogério Krause, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajai – UNIDAVI (2008), Especialista com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2010), Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Atualmente é assistente em administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Câmpus Rio do Sul. Possui experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Administração.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Artigos