ESTUDOS SOBRE IDENTIDADE DE MARCA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DE 1997 A 2011 - Studies on Brand Identity: an Analysis of the Brazilian Academic Production from 1997 to 2011
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise bibliométrica da produção acadêmica brasileira no período compreendido entre os anos de 1997 e 2011 sobre o tema ‘identidade de marca’. O ponto de partida para a sua realização foi o estudo anteriormente realizado por Vieira (1998), considerando-se nove variáveis na análise bibliométrica. Este trabalho complementa aquele ao observar um horizonte cronológico maior, um tema específico e uma seleção longitudinal mais extensa de periódicos e eventos científicos. Trata-se da primeira referência sobre o tema ‘identidade de marca’ em termos de levantamento bibliométrico no Brasil. Após a análise de 3.584 artigos, os resultados revelam predominância do uso de livros como base para a produção acadêmica e científica sobre o tema, bem como demonstram a não citação de autores brasileiros nos trabalhos publicados e, ainda, concentração da produção sobre o tema identidade de marca em três grandes eixos: ‘Comportamento do Consumidor’, ‘Posicionamento e Marcas de Produtos’ e ‘Estratégias de Mercado’.Downloads
Publicado
2013-08-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados.
É permitido citar os trabalhos publicados sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.