ESTUDOS SOBRE IDENTIDADE DE MARCA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DE 1997 A 2011 - Studies on Brand Identity: an Analysis of the Brazilian Academic Production from 1997 to 2011

Edson Roberto Scharf, Francisco Giovanni David Vieira, Rogério Krause

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise bibliométrica da produção acadêmica brasileira no período compreendido entre os anos de 1997 e 2011 sobre o tema ‘identidade de marca’. O ponto de partida para a sua realização foi o estudo anteriormente realizado por Vieira (1998), considerando-se nove variáveis na análise bibliométrica. Este trabalho complementa aquele ao observar um horizonte cronológico maior, um tema específico e uma seleção longitudinal mais extensa de periódicos e eventos científicos. Trata-se da primeira referência sobre o tema ‘identidade de marca’ em termos de levantamento bibliométrico no Brasil. Após a análise de 3.584 artigos, os resultados revelam predominância do uso de livros como base para a produção acadêmica e científica sobre o tema, bem como demonstram a não citação de autores brasileiros nos trabalhos publicados e, ainda, concentração da produção sobre o tema identidade de marca em três grandes eixos: ‘Comportamento do Consumidor’, ‘Posicionamento e Marcas de Produtos’ e ‘Estratégias de Mercado’.

Texto completo:

pp. 34-61 PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................