TRÍPLICE HÉLICE: A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA EM BUSCA DA INOVAÇÃO - Triple Helix: The Relationship-University Now in Search of Innovation

Myller Augusto Santos Gomes, Tainá Terezinha Coelho, Cláudio Reis Gonçalo

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a relação universidade-empresa buscando evidências teóricas que evidenciem os benefícios e as barreiras relacionadas ao modelo Tríplice Hélice. Para este artigo a terceira hélice, governo, é reconhecida como participante do processo, mas é entendido como hélice mediadora da relação Universidade-Empresa e responsável pela melhora do desempenho entre U-E. Para alcançar o objetivo proposto, levantou-se o histórico do modelo Tríplice Hélice, empreendedorismo e inovação tecnológica. Como resultado da pesquisa identificou-se as barreiras que geram conflitos e conduzem um processo de baixa produtividade, destacando-se: falta de administração dos projetos; a falta de administração dos projetos de forma profissional nas universidades; os altos custos envolvidos; indefinições na elaboração de clara política institucional de relacionamento com o ambiente externo aumentam as incertezas; existência de dúvida sobre o valor da cooperação; e complexidade dos contratos a serem negociados. No tocante aos facilitadores, identificou-se que o conflito ideológico entre a universidade e o setor empresarial tende a ser superado, possibilitando um incremento na confiança mutua e que a inovação é entendida como uma chave do processo de mudança, direcionando o papel da universidade, eximindo-a da função de protagonista no campo econômico e direcionando-a para a responsabilidade social.


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PDF 70-79

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