PRÁTICAS DE CONTROLE E TERRITORIALIDADES NA CIDADE: UM ESTUDO SOBRE LAVADORES E FLANELINHAS - Control Practices and Territorialities in the City: a Study about Media Doscourse on Car Washers and Car Keepers

Autores

  • Paula Fernandes Furbino Bretas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O interesse recente de pesquisadores de estudos organizacionais sobre a cidade sugere que se trata de um objeto oportuno para a pesquisa. Com base nisso, o objetivo neste artigo é analisar como formas de controle se configuram na cidade no contexto da territorialidade, tendo sido escolhido como locus o discurso da mídia sobre o trabalho dos flanelinhas e lavadores de carro da cidade de Belo Horizonte. A partir de uma abordagem qualitativa, foram coletadas 22 reportagens que especificamente tratavam do tema, material cujo conteúdo foi trabalhado mediante análise qualitativa de conteúdo. Os principais resultados sugerem que o uso de práticas formais de controle tenta promover a desterritorialização e legitimar discursos hegemônicos, silenciando sobre outros problemas urbanos. Assim, atores que não tem seus interesses defendidos desenvolvem práticas de controle na cidade, o que deveria ser considerado na gestão urbana, já que a cidade inclui as vivências da sua população.

Biografia do Autor

Paula Fernandes Furbino Bretas, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2013-09-12

Edição

Seção

Artigos