EMPREENDEDORISMO E VALORES HUMANOS: UM ESTUDO CONCEITUAL - Entrepreneurship and Human Values: a Conceptual Study
Resumo
O objetivo principal deste artigo foi identificar conceitos de valores humanos em publicações científicas sobre empreendedorismo. Não há um único conceito de valores humanos, gerando diversas abordagens e aplicações do termo em estudos sobre empreendedorismo. Para identificar diferenças conceituais e aplicações práticas optou-se por realizar uma análise de conteúdo em um portfólio de artigos selecionados em bases de dados. O principal critério de seleção das publicações foi aderência ao tema. Os resultados mostram que valores podem ser definidos como: critérios de julgamento da realidade; aspectos abstratos, cognitivos e afetivos ou características determinantes da personalidade e do comportamento de empreendedores. Valores influenciam a sobrevivência do indivíduo, o crescimento do empreendimento e podem nivelar a congruência do empreendedor e seu propósito de empreendimento com os critérios de convivência social. Ainda, foram discriminados resultados de estudos aplicados com vistas a destacar evidências de contribuições práticas de pesquisas sobre valores humanos em empreendedorismo. Futuras investigações para aprofundar e replicar as análises realizadas neste estudo podem contribuir com a formação de empreendedores, a realização de diagnóstico empresarial e com avanços para a consolidação um modelo de desenvolvimento de empresas baseado em valores humanos.
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