O DISCURSO DA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: UMA ANÁLISE DOS CÓDIGOS DE ÉTICA - The Discourse of Ethics in the Federal Public Service: an analysis of ethical codes

Autores

  • Annita Valléria Calmon Mendes Universidade de Brasília - UnB
  • Magda de Lima Lúcio Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O presente artigo busca analisar o conteúdo subjetivo presente no discurso da ética no âmbito do serviço público federal a partir da relação entre os conceitos de racionalidade e subjetividade de Weber (1979); de corrosão do caráter proposto por Sennett (2003); e do modelo gerencialista presente no ambiente de trabalho moderno. Não se pretende aprofundar questões sobre o processo de gestão da ética, mas analisar o código de ética, um dos instrumentos para a promoção da ética em organizações. Assim, como recorte empírico foram analisados, em caráter exploratório, pelo método da análise do discurso, quatro códigos de ética do Poder Executivo Federal. A análise dos discursos possibilitou classificar os códigos segundo os critérios de instrumentalização da ética e de promoção da subjetividade do indivíduo. Os resultados indicam prevalência do primeiro sobre o segundo, o que poderia contribuir para o aprofundamento de modelos gerencialistas de gestão desenvolvidos em organizações privadas e importados para o serviço público.

Biografia do Autor

Annita Valléria Calmon Mendes, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Administração, pela UNIEURO e Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília - PPGA-UnB.

Magda de Lima Lúcio, Universidade de Brasília - UnB

Mestre e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora do curso de Gestão de Políticas Públicas/UnB. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Instrumentos de Gestão. Interesses de Pesquisa: Desenvolvimento, Gestão Pública, Instrumentos de Gestão, Formulação de Estratégia na Administração Pública, Brasília

Publicado

2014-07-30

Edição

Seção

Artigos