RELAÇÕES DE PODER E O DOCENTE-PESQUISADOR FRENTE À ESTRUTURA E AS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA - Power Relations and Teacher-Researcher front of Structure and Organizational Strategies in the Public University

Autores

  • Pedro Henrique de Gois Universidade Estadual de Maringá
  • João Marcelo Crubellate Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Nosso objetivo principal no presente artigo é apresentar uma análise das relações de poder vivenciadas por pesquisadores-docentes atuantes em duas universidades públicas paranaenses. Admite-se que, nessa perspectiva, seja possível propor uma análise a respeito da estrutura e das estratégias adotadas pelas instituições públicas de ensino superior desvelando traços de conformidade e resistência dos sujeitos ante as políticas de gestão dessas instituições. Concluímos o artigo apresentando considerações sobre as formulações estratégicas e as relações de poder nos espaços analisados, bem como indicando possibilidades para avançar nos estudos sobre o tema.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Gois, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração (Universidade Estadual de Maringá). Administrador (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

João Marcelo Crubellate, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração (EAESP/FGV). Mestre em Administração (UFPR) e Filosofia (PUC-PR). Graduado em Administração.

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Publicado

2016-02-19

Edição

Seção

Artigos