INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA E PESQUISA-AÇÃO: RELAÇÃO DIALÓGICA, COMPLEMENTARIDADE OU OPOSIÇÃO? - Appreciative Inquiry and Action Research: Dialogical Relationship, Complementarity or Opposition?

Isabel Cristina da Silva, Custódio Genésio da Costa Filho, Mozar José de Brito

Resumo


Nesse ensaio apresentamos uma reflexão acerca do método de Investigação Apreciativa (IA). Para tanto, estabelecemos um diálogo entre essa abordagem metodológica e a Pesquisa-ação (PA), evidenciando convergências, divergências e complementaridades. Buscamos especificamente: (i) descrever o arcabouço teórico-metodológico da pesquisa-ação; (ii) discutir as orientações epistemológicas e metodológicas da investigação apreciativa; e (iii) apresentar um framework de convergências e divergências entre as referidas abordagens. Argumenta-se que as orientações epistêmicas e metodológicas da IA se assemelham às orientações da PA, por isso, as relações entre elas necessitam ser exploradas de tal modo que elas possam contribuir para a produção de conhecimento em ciências sociais aplicadas, incluindo a área de administração. Acredita-se que este ensaio alargue a nossa compreensão sobre a possibilidade de triangulação destas abordagens na pesquisa em administração.

Texto completo:

PDF 163-172

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................