O HIATO ENTRE ATITUDE E COMPORTAMENTO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTES: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE DIFERENTES GERAÇÕES PARA PRODUTOS ORGÂNICOS - The Gap between Environmentally Conscious Attitude and Behavior: A Study with Consumers of Different Generations
DOI:
https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp.p44-58Resumo
Apesar do aumento da consciência e do interesse do consumidor por produtos verdes e de uma pré-disposição para compra de produtos e serviços mais ecologicamente corretos, pode-se notar muitas vezes a falta de correspondência nos consumidores entre sua atitude e suas ações, também chamada hiato. Dessa forma, apesar de vários estudos terem sido realizados sobre o comportamento do consumidor, nenhuma explicação definitiva sobre este hiato foi encontrada. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais profunda deste fenômeno sob um novo prisma, analisando os fatores influentes no hiato sob a perspectiva de contraste entre as gerações Baby Boomers e Y, bem como suas principais diferenças e semelhanças. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com consumidores residentes no Rio de Janeiro. Para realizar a análise de conteúdo das entrevistas se utilizou o software Atlas.ti. Neste artigo se buscou identificar os principais fatores influentes no hiato em ambas as gerações para produtos (alimentos) orgânicos. Os resultados apontam que existem diferenças entre os comportamentos das gerações Baby Boomers e Y e entre os fatores influenciadores do hiato para cada geração. Ao final se propõe um modelo conceitual que buscar relacionar estes fatores com o hiato.
DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp.p44-58
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