O HIATO ENTRE ATITUDE E COMPORTAMENTO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTES: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE DIFERENTES GERAÇÕES PARA PRODUTOS ORGÂNICOS - The Gap between Environmentally Conscious Attitude and Behavior: A Study with Consumers of Different Generations

Autores

  • Lara Coelho Vaccari Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Marcos Cohen Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp.p44-58

Resumo

Apesar do aumento da consciência e do interesse do consumidor por produtos verdes e de uma pré-disposição para compra de produtos e serviços mais ecologicamente corretos, pode-se notar muitas vezes a falta de correspondência nos consumidores entre sua atitude e suas ações, também chamada hiato. Dessa forma, apesar de vários estudos terem sido realizados sobre o comportamento do consumidor, nenhuma explicação definitiva sobre este hiato foi encontrada. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais profunda deste fenômeno sob um novo prisma, analisando os fatores influentes no hiato sob a perspectiva de contraste entre as gerações Baby Boomers e Y, bem como suas principais diferenças e semelhanças. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com consumidores residentes no Rio de Janeiro. Para realizar a análise de conteúdo das entrevistas se utilizou o software Atlas.ti. Neste artigo se buscou identificar os principais fatores influentes no hiato em ambas as gerações para produtos (alimentos) orgânicos. Os resultados apontam que existem diferenças entre os comportamentos das gerações Baby Boomers e Y e entre os fatores influenciadores do hiato para cada geração. Ao final se propõe um modelo conceitual que buscar relacionar estes fatores com o hiato.

 

 

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp.p44-58

Biografia do Autor

Lara Coelho Vaccari, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Administração  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 2014.

Marcos Cohen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Quadro principal do Departamento de Administração desde 2007, com atuação na área de Estratégia e linhas de pesquisa em estratégias para sustentabilidade e empreendedorismo sustentável.

Angela Maria Cavalcanti da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Quadro principal do Departamento de Administração, com atuação na área de Estratégia e linhas de pesquisa em internacionalização de empresas brasileiras e Marketing para consumidores de baixa renda.

Downloads

Publicado

2016-05-07