COMBINANDO FORÇAS INOVATIVAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: CASOS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE - Combining Innovative Forces and Information Technology: Case of Advertising Agencies

Janaynna de Moura Ferraz, Debora E. P. Silva, Jefferson D. A. Sales

Resumo


Na atual conjuntura da sociedade do conhecimento as organizações demandam por meios para se manterem inovadoras com vistas a garantir a própria sobrevivência. Nesse cenário, atribui-se papel decisivo ao uso eficiente da tecnologia da informação como ferramenta capaz de triar os dados, facilitar a comunicação e conectar stakeholders. Não obstante, faz-se necessário saber utilizar essas ferramentas efetivamente, uma vez que, apenas investir na propriedade de um aparato tecnológico se mostra insuficiente para lograr êxito no desafio de inovar. Engajando-se ao ambiente ilustrado, esta pesquisa objetiva compreender como a tecnologia da informação tem sido combinada com as forças que atuam sobre a inovação nas agências de publicidade em Aracaju. A estratégia metodológica escolhida foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores de quatro agências de publicidade e também com a observação não participante nessas empresas. Verificou-se que a TI exerce maior impacto sobre a força interna, recursos humanos, e sobre as forças externas, clientes e competidores. Percebeu-se que a elevação das possibilidades de conectividade provocada pelas ferramentas da TI influencia positivamente na cooperação entre atores de um mercado, embora essa ação reduza a possibilidade de inovação radical. Também foi possível notar que a inovação no segmento analisado se aproxima dos preceitos da inovação aberta.

Texto completo:

PDF 213-222

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................