COMBINANDO FORÇAS INOVATIVAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: CASOS DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE - Combining Innovative Forces and Information Technology: Case of Advertising Agencies

Autores

  • Janaynna de Moura Ferraz
  • Debora E. P. Silva
  • Jefferson D. A. Sales UFS

Resumo

Na atual conjuntura da sociedade do conhecimento as organizações demandam por meios para se manterem inovadoras com vistas a garantir a própria sobrevivência. Nesse cenário, atribui-se papel decisivo ao uso eficiente da tecnologia da informação como ferramenta capaz de triar os dados, facilitar a comunicação e conectar stakeholders. Não obstante, faz-se necessário saber utilizar essas ferramentas efetivamente, uma vez que, apenas investir na propriedade de um aparato tecnológico se mostra insuficiente para lograr êxito no desafio de inovar. Engajando-se ao ambiente ilustrado, esta pesquisa objetiva compreender como a tecnologia da informação tem sido combinada com as forças que atuam sobre a inovação nas agências de publicidade em Aracaju. A estratégia metodológica escolhida foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores de quatro agências de publicidade e também com a observação não participante nessas empresas. Verificou-se que a TI exerce maior impacto sobre a força interna, recursos humanos, e sobre as forças externas, clientes e competidores. Percebeu-se que a elevação das possibilidades de conectividade provocada pelas ferramentas da TI influencia positivamente na cooperação entre atores de um mercado, embora essa ação reduza a possibilidade de inovação radical. Também foi possível notar que a inovação no segmento analisado se aproxima dos preceitos da inovação aberta.

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Publicado

2016-03-26

Edição

Seção

Edição Especial: IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2015)