A IMPORTÂNCIA DOS ATRIBUTOS VISUAIS DA EMBALAGEM PARA A TOMADA DE ATITUDE DO CONSUMIDOR - The Importance of Visual Package Attributes on Consumer Decision Make Process

Adrianna Coutinho, Rafael Lucian

Resumo


A embalagem é um importante componente do produto para a consolidação do ato da compra, cabe a ela chamar a atenção e seduzir o consumidor, num espaço – supermercado – no qual é travada uma verdadeira guerra pela atenção e consumo. Desde sua criação até os dias de hoje a embalagem vem se tornando um produto do design cada vez mais complexo, por funções que lhe foram acrescentadas e por se tornar, praticamente, um vendedor silencioso. Por isso, a embalagem é um poderoso elemento de conexão entre a empresa e o consumidor. Em estabelecimentos de autosserviço, itens do segmento alimentício não são escolhidos apenas por necessidades e a embalagem com todos os seus recursos é um forte definidor de compra. Este ensaio teórico, de caráter exploratório, discute a influência de aspectos visuais do design da embalagem no comportamento de compra, analisando, através da atitude, aspectos cognitivos, emocionais e conativos, a influência que elementos como: cores, imagens, letras, legibilidade produzem nessa atitude do consumidor. A razão, o sentimento e o comportamento interferem sobre a forma como percebemos e reagimos aos aspectos visuais da embalagem. Portanto estudar esses aspectos vai melhorar a compreensão sobre o consumo e os aspectos que levam a ele, objeto permanente dos profissionais de marketing.


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PDF 418-431

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