AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DO RECIFE - Information and Communication Technologies in Federal University libraries Recife

Makson de Jesus Reis, Sandra de Albuquerque Siebra SIlva, Danielle Karla Martins da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho foi investigar as formas de utilização e disponibilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no atendimento aos usuários nas bibliotecas universitárias centrais das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Recife. Mais especificamente, teve-se como universo de estudo as bibliotecas das seguintes instituições: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Essa pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. As informações foram coletadas por meio de observação direta e aplicação de questionário aos diretores das bibliotecas das instituições. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que, por um lado, os gestores das bibliotecas sabem da importância de utilizar os recursos oferecidos pelas TICs. Por outro lado, os mesmos sentem dificuldade em implantar e fazer uso diário desses recursos. Por exemplo, há dificuldade de manter a página da biblioteca nas redes sociais atualizada com informações sobre produtos e serviços oferecidos aos usuários, bem como sobre ações e eventos. Além de haver certa resistência por parte dos próprios bibliotecários que, muitas vezes, enxergam o uso das TICs com um trabalho a mais a ser realizado e não como um facilitador do seu trabalho diário e uma nova possibilidade de comunicação com os usuários da biblioteca. Conclui-se que o uso das TICs possibilita novas formas de divulgação e comunicação de informações e serviços da biblioteca, além de agregar valor aos processos e atividades já existentes, facilitando o serviço dos bibliotecários e a interação com os usuários. Porém, ainda há a necessidade de motivação e capacitação dos usuários para um uso mais efetivo das TICs nas bibliotecas.

Texto completo:

PDF 310-320

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................