ANÁLISE DA PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE NEGÓCIO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS - Analysis of the Pratice of the Promotion of Strategic Alignment Between Business and Information Technolog

Laercio Moura de Almeida, Ernani Marques dos Santos

Resumo


O papel da Tecnologia da Informação (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece às organizações um veículo fundamental para reduzir as despesas de negócios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novo produtos e serviços. Neste contexto o Alinhamento Estratégico (AE) entre Negócio e TI está entre as principais preocupações de gestão nas organizações no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2014. Considerando a importância do Alinhamento Estratégico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizações e a lacuna de análise sobre a promoção da evolução da maturidade do AE entre Negócio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como são promovidas as práticas do AE entre Negócio e TI em organização de serviço? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organização de serviço, com o objetivo de analisar a promoção das práticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negócio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questões relativas aos processos, contribuem para promoção das práticas, elevando o seu grau de maturidade. Também demonstrado que as decisões estratégicas são influenciadas pela maturidade das práticas do AE, bem como, as suas execuções, através do desdobramento em ações, contribuem para evolução do grau de maturidade do AE.


Texto completo:

PDF 187-199

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................