SIGNIFICADOS ASSOCIADOS À INTERNET DAS COISAS NO BRASIL À LUZ DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA TECNOLOGIA - Meanings Associated Internet of Things in Brazil in The Light of Social Construction Technology

Autores

  • Angela Cristina Rocha de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Iraê de Souza Corrêa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ionete Cavalcanti de Moraes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Laura Maria Abdon Fernandes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Julieny Amorim Ferreira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

A Internet das Coisas (IdC) atrai cada vez mais atenção por permitir às coisas se conectarem entre si sem a necessidade de interferência humana. Ao mesmo tempo, surgem questões relativas à segurança dos dados e também ao modo como as organizações estabelecerão estes novos serviços. A fim de analisar a flexibilidade interpretativa dos grupos sociais relevantes relacionados ao desenvolvimento da Internet das Coisas no Brasil, identificamos esses grupos e os significados por eles associados à IdC. Para isso, utilizamos a teoria da construção social da tecnologia. Esta teoria parte da premissa de que a formação e o estabelecimento de um artefato tecnológico se dão por meio da influência humana, seja por indivíduos ou por grupos sociais que interagem dentro de determinada estrutura tecnológica, e que atribuem significados e usos ao novo artefato. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo. Para a formação do corpus foram coletadas 37 notícias na internet, com a ferramenta Alertas do Google; foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com especialistas e empresário que atuam com IdC. Os grupos sociais relevantes observados podem ser divididos em três: os desenvolvedores, os usuários e os grupos que apareceram em menor proporção, como o governo e a academia. Dentre os significados associados à IdC, notamos a ideia do artefato como oportunidade ou ameaça para as empresas, propiciando a possibilidade de inovação e o surgimento de novos negócios, como fator estratégico para as empresas, conferindo vantagem competitiva para elas, ou como um artefato que ainda não tem o seu significado definido.

Biografia do Autor

Angela Cristina Rocha de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e graduada em Engenharia Química pela mesma instituição. Especialista em Administração Financeira pela Faculdade de Administração de Pernambuco/UPE. Atualmente, é pesquisadora do Grupo de Pesquisas Lócus de Investigação em Economia Criativa da Universidade Federal de Pernambuco e do Grupo de pesquisa Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Maria Iraê de Souza Corrêa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade urbana, sistemas tecnológicos e comportamento organizacional.

Ionete Cavalcanti de Moraes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mentoria e aprendizagem organizacional.

Laura Maria Abdon Fernandes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação superior-tecnológica em Design de Moda pela Faculdade Maurício de Nassau (2011). Atualmente cursa Bacharelado em Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência em pesquisa e na área de Produção de Eventos de Moda.

Julieny Amorim Ferreira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, formada em Técnico em Logística pela Escola Técnica Estadual Agamenom Magalhães - ETEPAM (2013).

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Publicado

2016-03-26

Edição

Seção

Edição Especial: IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2015)