PROPOSIÇÃO DE MODELO PARA MENSURAÇÃO DO VALOR PERCEBIDO NO AMBIENTE LOGÍSTICO B2B - Proposing a Model for Measuring the Perceived Value for B2B Logistics Environment

Autores

  • Clarice Mara Sousa-e-Silva
  • Stella Naomi Moriguchi Universidade Federal de Uberlândia
  • José Eduardo Ferreira Lopes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p327-342

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo para mensuração do valor percebido por PMEs–Pequenas e Médias Empresas que contratam serviços logísticos terceirizados. Internacionalmente, diversos estudos na área de percepção de valor no ambiente B2B vêm sendo realizados, contudo estudos teóricos e aplicados no Brasil são escassos, focando suas análises em atributos objetivos em detrimento de análises de percepção de alta abstração. A partir de uma análise de conteúdo de pesquisas internacionais, selecionou-se 10 constructos relacionados às métricas de percepção de valor no ambiente B2B. Na segunda etapa, realizou-se um levantamento junto a uma amostra não-probabilística, extraída da base de dados de um grande prestador de serviços logísticos de entrega de remessas que opera em âmbito nacional. Como resultado da aplicação de Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória e de Modelagem de Equações Estruturais, utilizando PLS – Partial Least Square, propõe-se um modelo com 5 constructos: reputação (ƿ=0,44), valor do relacionamento (R2Ajus=0,27), confiança (R2Ajus=0,25), boca-a-boca (R2Ajus=0,35),  e intenção de recompra (R2Ajus=0,24). Os resultados evidenciam que as PMEs valorizam parceiros logísticos de boa reputação como forma de minimizar os problemas de gestão da cadeia de suprimentos. Além disto, verificou-se a importância preponderante do boca-a-boca com um consequente do valor percebido.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272016v14n2.p327-342


Biografia do Autor

Clarice Mara Sousa-e-Silva

Administradora, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (2004-Atual)

Mestre em Administração, Universidade Federal de Uberlândia (2015)

Especialista em Gestão Pública, Universidade Federal de Uberlândia (2012)

Especialista em Gestão Comercial, Fundação Getúlio Vargas (2011)

Bacharel em Administração, Universidade Federal de Uberlândia (2000)

Stella Naomi Moriguchi, Universidade Federal de Uberlândia

outora em Administração pela FEA/USP (2000), Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (1993), Bacharel em Administração pela EAESP/FGV (1990), Licenciada em Educação Artística e Bacharel em Música pela ECA/USP (1985). Como Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia - UFU atua em cursos de Graduação e Pós-Graduação ministrando disciplinas de Marketing e Técnicas de Pesquisa. 

José Eduardo Ferreira Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Professor da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), leciona disciplinas relacionadas à Estatística, Análise de Dados, Sistemas de Informação e Business Inteligence nos cursos de Graduação em Administração e Gestão da Informação, além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, modalidade Mestrado Profissional nesta mesma instituição. Tem como linhas de pesquisa a Gestão da Informação, Marketing, Empreendedorismo Social e Políticas Públicas. Possui mais de 20 anos de experiência de mercado atuando em empresas como Algar Telecom, Grupo Martins, Banco Triângulo, entre outras, além de atuação em projetos de consultoria. Tem experiência na área de Tecnologia e Gestão da Informação, Gestão de Rico Massificado (crédito, cobrança e fraude), Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, estatística multivariada, mineração de dados e modelagem estatística de dados, gestão estratégica, marketing estratégico, pesquisa de mercado e gestão da informação. Doutor em Administração pela FEARP - Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração, MBA em Marketing Estratégico, especialista em Estatística Aplicada e graduado em Administração pela pela Universidade Federal de Uberlândia e Cientista da Computação, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

Artigos