IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE IMPLANTAÇÃO DO SEIS SIGMA EM EMPRESAS NO BRASIL - Identification Of Six Sigma Implementation Factors In Companies In Brazil

Brena Bezerra Silva, Ricardo Coser Mergulhão, Júlio César Pereira, Luiz Carlos de Faria, Jorge Luís Faria Meirelles, Aline Patricia Mano

Resumo


O programa Seis Sigma tem recebido atenção das organizações devido aos relatos dos ganhos financeiros obtidos com sua implantação. Porém, os fatores de implantação que norteiam esse programa ainda não são consensuais entre pesquisadores ao redor do mundo. Diante desse contexto, essa pesquisa objetiva identificar os fatores associados à implantação do Seis Sigma em empresas que operam no Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário elaborado a partir da literatura sobre Seis Sigma, que foi aplicado à população-alvo de 483 clientes de empresas de consultoria em Seis Sigma, sendo que 45 dessas empresas responderam. Os dados foram analisados mediante a técnica multivariada da análise fatorial exploratória que objetivou contribuir para a busca de fatores latentes que pudessem descrever as variáveis individuais originais do questionário em um número menor de conceitos. Como resultados, foram encontrados os seguintes fatores associados à implantação do Seis Sigma: disponibilização de dados, infraestrutura prévia e treinamento, metas e ganhos, implementação da solução, resistência à mudança, envolvimento da alta administração e pensamento estatístico. Tais resultados fornecem ao gerenciamento do programa Seis Sigma uma visão mais compreensiva.

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272017v15n2.p519-529


Texto completo:

PDF 519-529

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




..................................................................................................................................................................................................................................................................................