INOVAÇÃO SOCIAL E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA - Social Innovation and Social Entrepreneurship: an Analysis From the Perspective of Solidarity Eco

Carolina Beltrão de Medeiros, Luiz Claudio Ribeiro Machado, Luísa Cherém de Araújo Pereira, Íris Calado de Almeida Costa, Carla Pasa Gomez

Resumo


As iniciativas de inovação, vistas sob a perspectiva de atender demandas para o bem estar da sociedade, são conceituadas na literatura como inovações sociais. Explorar como o empreendedorismo social está relacionado a este conceito, sob a perspectiva da economia solidária é o objetivo deste trabalho. O suporte teórico-empírico para este artigo, além de revisão bibliográfica em publicações nacionais e internacionais, está no levantamento dos trabalhos apresentados sobre os conceitos de inovação social e empreendedorismo social, considerando as possíveis intersecções entre estes e conexões com a lógica da economia solidária, dentro do universo dos trabalhos apresentados nos eventos da ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), considerando os anos de 2008 a 2015. Ademais, foram realizadas entrevistas com autores dos artigos selecionados, a fim de esclarecer pontos destacados na investigação preliminar e foi construído um framework para apresentar as relações entre os três conceitos. Percebe-se, como resultados encontrados, que o conceito de economia solidária funciona como um vetor de promoção para que se projetem ideias de inovação social, sendo estes processos muitas vezes concretizados através de empreendimentos sociais. Nesse sentido, destaca-se que a contribuição do estudo para a área é a nova forma como podem ser analisados em conjunto como engrenagens de um mesmo mecanismo para transformação social. 

 

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272017v15n1.p61-72


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PDF 61-72

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