O MÉTODO DE HISTÓRIA DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES - The Life Story Method: Contributions to the Understanding of Learning Processes in Organizations

Dayane Scopel Ferrazza, Claudia Simone Antonello

Resumo


 

O objetivo dessa pesquisa é apresentar o método de história de vida e discutir suas possibilidades de uso em estudos organizacionais. O estudo traz o histórico da utilização da metodologia, seus fundamentos e conceitos, permitindo ao leitor o entendimento das premissas e possibilidades da utilização do método. A utilização da história de vida nesse estudo surgiu como metodologia adequada para compreender os saberes desenvolvidos nas práticas de trabalho e nas trajetórias de vida de um grupo de cinegrafistas de uma emissora de televisão. Além das entrevistas em profundidade, utilizou-se vídeos de matérias trazidos pelos próprios entrevistados, para que eles pudessem contar sobre suas experiências a partir de uma situação real e visível. A descrição do cotidiano de trabalho dos cinegrafistas entrevistados permitiu entender a relação entre os saberes constituídos e a (re) produção das práticas e seus processos de aprendizagem, sinalizando que os saberes são complexos e estão vinculados a uma rede de práticas. Quanto ao método, essa pesquisa permitiu visualizar as histórias de vida como uma possibilidade de forma de investigação nos estudos organizacionais, permitindo ao pesquisador voltar seu olhar a uma dimensão individual que o leva para o entendimento do social respeitando as singularidades dos participantes da pesquisa.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272017v15n1.p22-36      



Texto completo:

PDF 22-36

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................