FUSÕES E AQUISIÇÕES: VISÃO PANORÂMICA E ESTUDOS DE CASOS ANALISADOS SEGUNDO O MODELO DE WEISBACH (1993) - Mergers And Acquisitions: Overview And Case Studies Analyzed By The Weisbach Model (1993)

Roberto Minadeo

Resumo


Fusões e Aquisições (F&A’s) ocorrem especialmente em situações de forte concorrência, rápido crescimento, e com inovação abundante. O Referencial Teórico apresenta um panorama sobre diversos conceitos de F&A’s, além de uma breve contextualização histórica. O artigo traz companhias que foram redesenhadas mediante F&A’s. Além disso, alguns Estudos de Casos são apresentados. Estes últimos, bem como algumas das empresas citadas nas análises setoriais, foram objeto de aplicação das ideias de Weisbach (1993). Tais análises se encontram em seguida da apresentação dos objetos contemplados, de modo a facilitar a leitura. O modelo é melhor aplicável em estudos de casos quando há abundância de detalhes sobre as F&A’s. Nas Conclusões há breves comparações entre os estudos de casos, permitindo vislumbrar as razões estratégicas de tais operações à luz das adquirentes. As limitações do artigo se referem à sua elaboração mediante o uso de dados secundários e ao próprio modelo adotado. Novos estudos podem abordar estudos de casos realizados mediante dados primários.

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272017v15n2.p589-602


Texto completo:

PDF 589-602

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




..................................................................................................................................................................................................................................................................................