APLICAÇÃO DA GOVERNANÇA ELETRÔNICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO PORTAL SISTEMA DE INFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO – SIEPE - Implementation of e-Governance in Public Education: the Case of Portal System of PE Education Information - SIEPE

Autores

  • Elton Rodolfo Assunção da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Fernando Gomes de Paiva Junior Universidade Federal de Pernambuco
  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp2.p188-199

Resumo

O desenvolvimento do governo eletrônico apoiado em tecnologias da informação e comunicação, como os portais virtuais, revela o interesse dos entes públicos por intensificar o relacionamento com a sociedade civil por intermédio da disseminação de informações, prestação de serviços e interatividade, sobretudo quando considerada a atual conjuntura socioeconômica. Nesse ambiente, as relações são pautadas por articulações em redes cibernéticas em que as informações e o conhecimento são compartilhados a todo instante. Este estudo discute o atual estágio de desenvolvimento de um sistema de gestão online no âmbito da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, denominado Portal do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco – SIEPE. A análise do caso evidenciou características de procedimentos e rotinas administrativas que influenciam o uso e desenvolvimento do portal, instrumento de gestão que se mostra eficaz para condução da pasta de educação do estado. O estudo do caso revelou também que esse artefato tecnológico manifesta sua subutilização quando opera como intermediário no processo construtivo social entre governo e população, abrindo poucos caminhos para os cidadãos expressarem suas opiniões e exporem suas demandas, fato que lhes transforma em meros espectadores da dinâmica gerencial da esfera da educação pública regional.

DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p188-199

Biografia do Autor

Elton Rodolfo Assunção da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Administranção, PROPAD/UFPE

Fernando Gomes de Paiva Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Doutor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, CCSA, UFPE.

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Administração, PROPAD/UFPE

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Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Edição Especial: V Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2016)