TREINAMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: DESAFIOS PARA A ADOÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Training and User Participation in Systems Development: Challenges for Information Technology Adoption

Antonio Eduardo Albuquerque Junior, Felipe Rocha Melo, Rodrigo César Reis Oliveira, Antonio Karlos Araújo Valença, Vivian Oliveira Farias Melo

Resumo


Este artigo visa analisar o treinamento e a participação de usuários nos processos de adoção de tecnologias da informação em prefeituras. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey junto a 60 prefeituras do Estado de Sergipe e os resultados evidenciam que, apesar de praticamente todos os respondentes terem passado por treinamento, boa parte deles avalia de forma negativa os treinamentos recebidos. Embora se sintam seguros com o uso, a maioria dos participantes ainda não tem segurança ao lidar com os relatórios disponibilizados pelo sistema de informação adotado. Além disso, os respondentes apontam a necessidade de melhorias na qualificação dos instrutores que ministraram os treinamentos. Os resultados evidenciam ainda que os participantes entendem como essencial sua participação no processo de desenvolvimento dos sistemas de informação que utilizam. Tal participação tem como principais benefícios percebidos pelos usuários: a flexibilização e melhoria na facilidade de uso dos sistemas, a eliminação de características desnecessárias, a diminuição da resistência ao sistema e o aumento da satisfação dos usuários com sua implantação. A pesquisa mostra que a adoção de sistemas de informação depende tanto de treinamento quanto da participação dos usuários no processo de desenvolvimento.

DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p200-212


Texto completo:

PDF 200-212

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................