MÍDIAS SOCIAIS EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK NA ÁITY INCUBADORA - Social Media in Technology-Based Companies: A Study on the Use of Facebook in Áity Incubator
DOI:
https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp2.p213-223Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar de que maneira as empresas de base tecnológica (EBT) integrantes de incubadoras têm utilizado as mídias sociais como meio de comunicação organizacional. Para tanto, foi realizada uma investigação nas fanpages do Facebook, por meio de observação direta de site (web content analysis) das 20 empresas componentes da Áity Incubadora, integrante do Parque Tecnológico da Bahia. Foram observados os critérios categorias da área de atuação da empresa, contatos, curtidas da página (seguidores), quantidade e frequência de postagens, curtidas dos posts, comentários e compartilhamentos, e conteúdo das postagens. Foi observado que, das 20 empresas, 17 possuem fanpage no Facebook, onde apresentam objetivos, conteúdos e frequências bastante diversos. Os resultados obtidos mostraram uma ausência de homogeneidade entre as empresas, seja nos conteúdos postados, seja na interação com internautas. Concluiu-se que, em tempos de Web 2.0, ainda há muito a ser explorado pelas EBT em termos de mídias sociais como ferramenta de comunicação. Do ponto de vista da pesquisa, constatou-se a existência de uma lacuna do conhecimento quanto ao uso de mídias sociais em EBT, ou em empresas em processo de incubação.
DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p213-223
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados.
É permitido citar os trabalhos publicados sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.