ESTUDO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE AS TENDÊNCIAS E DESAFIOS DO CLOUD GAMING - Systematic Mapping Study on Trends and Challenges of Cloud Gaming

Autores

  • Chrystian José Soares da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Vinicius Cardoso Garcia Universidade Federal de Pernambuco
  • Leandro Marques do Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp.p224-233

Resumo

Os jogos digitais constituem hoje um dos principais mercados na área do entretenimento. Como fatores para o contínuo crescimento da indústria têm-se as diversas transformações apoiadas pelas inovações tecnológicas. Entre essas inovações está a computação em nuvem, que trouxe uma extensa gama de possibilidades e permitiu a concepção de uma nova forma de jogar: o Cloud Gaming. A fim de apresentar um panorama sobre as dificuldades e possíveis caminhos em direção ao aumento da adoção do Cloud Gaming, este trabalho analisou, através de um mapeamento sistemático, as tendências e desafios na utilização da computação em nuvem para jogos digitais. Após a definição e execução do protocolo de mapeamento, diversos critérios de seleção e exclusão foram aplicados aos estudos encontrados. Em seguida, uma análise geral e, posteriormente, das respostas das questões de pesquisa foram realizadas e tiveram seus dados apresentados e interpretados através de gráficos, tabelas, além de descrição textual. Foram identificados como problemas e desafios a limitação de banda e compressão dos vídeos, alocação de recursos de rede para servidores com máquinas virtuais, entre outros. Como possíveis tendências, os estudos evidenciaram o foco no streaming baseado em gráficos, ao invés do streaming baseado em vídeo e virtualização de GPU.

DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp.p224-233

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Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Edição Especial: V Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2016)