ESTUDO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE AS TENDÊNCIAS E DESAFIOS DO CLOUD GAMING - Systematic Mapping Study on Trends and Challenges of Cloud Gaming

Chrystian José Soares da Silva, Vinicius Cardoso Garcia, Leandro Marques do Nascimento

Resumo


Os jogos digitais constituem hoje um dos principais mercados na área do entretenimento. Como fatores para o contínuo crescimento da indústria têm-se as diversas transformações apoiadas pelas inovações tecnológicas. Entre essas inovações está a computação em nuvem, que trouxe uma extensa gama de possibilidades e permitiu a concepção de uma nova forma de jogar: o Cloud Gaming. A fim de apresentar um panorama sobre as dificuldades e possíveis caminhos em direção ao aumento da adoção do Cloud Gaming, este trabalho analisou, através de um mapeamento sistemático, as tendências e desafios na utilização da computação em nuvem para jogos digitais. Após a definição e execução do protocolo de mapeamento, diversos critérios de seleção e exclusão foram aplicados aos estudos encontrados. Em seguida, uma análise geral e, posteriormente, das respostas das questões de pesquisa foram realizadas e tiveram seus dados apresentados e interpretados através de gráficos, tabelas, além de descrição textual. Foram identificados como problemas e desafios a limitação de banda e compressão dos vídeos, alocação de recursos de rede para servidores com máquinas virtuais, entre outros. Como possíveis tendências, os estudos evidenciaram o foco no streaming baseado em gráficos, ao invés do streaming baseado em vídeo e virtualização de GPU.

DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp.p224-233


Texto completo:

PDF 224-233

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................