UMA ABORDAGEM DE APOIO AO PLANEJAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE TI NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL - Approach to Support IT Procurement Planning in the Federal Public Administration
DOI:
https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp2.p234-246Resumo
O processo de contratação de soluções de TI na Administração Pública Federal (APF) é composto pelas etapas de Planejamento, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato. A etapa de Planejamento da Contratação de TI (PCTI) inicia com a elaboração do Documento de Oficialização de Demanda (DOD) e encerra com a elaboração do Termo de Referência (TR). O PCTI deve atender um conjunto de requisitos legais, tal como, o alinhamento da contratação de TI com objetivos estratégicos da instituição e da área de TI. O sucesso de uma contratação de solução de TI está diretamente relacionado a um bom PCTI. Este trabalho apresenta uma abordagem que objetiva otimizar o PCTI de órgãos da APF por meio da automatização das atividades: de solicitação e avaliação das demandas de TI e da construção de artefatos como o DOD e o TR. Entre as contribuições deste trabalho está o subsídio às boas práticas de governança de TI e a conformidade legal no planejamento das contratações de TI em órgãos da APF.
DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p234-246
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