UTILIZANDO A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NAS MUDANÇAS DE PROCESSO DE NEGÓCIO DECORRENTES À IMPLANTAÇÃO DE ERP - Using Communication as a Strategy in Business Process Changes Resulting from the Implementation of ERP

Autores

  • Jaime Miranda Junior IFSC

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp2.p265-276

Resumo

Enterprise Resource Planning (ERP) pode ser definido como sistemas de informações que são adquiridos no formato de pacotes de software cujo principal objetivo é integrar os dados e processos de negócio das organizações. Os investimentos nesses sistemas visam obter diferenciação e vantagem competitiva no mercado. A resistência por parte dos funcionários das organizações é um dos fatores críticos para o sucesso em sua implementação, haja vista que a sua adoção determina mudanças estruturais e organizacionais. Esse artigo apresenta um Processo de Comunicação, denominado CPEI (Communication Process in ERP Implementation), como forma de minimizar a resistência na implantação de ERP. Esse Processo faz o uso de conceitos de BPM e sensemaking, e utiliza a abordagem da Comunicação como estratégia chave para implantação de ERP. O principal produto do Processo exposto são definições de abordagens de Comunicação mais adequada para cada ator envolvido no processo de implantação do ERP. Com o CPEI, busca-se disponibilizar para as organizações, um Processo de Comunicação referência.

DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p265-276

Downloads

Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Edição Especial: V Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2016)