AGREGAÇÃO DE TRÁFEGO DE REDES CELULARES COMO CATALISADOR DE NEGÓCIOS INTELIGENTES PARA USUÁRIOS QUE DEMANDAM ALTAS TAXAS DE TRANSMISSÃO - Mobile Networks Traffic Aggregation as a Catalyst of Smart Business for Users that Require High Transmission Rates

Autores

  • Gleidson Araújo de Souza Campos UFRPE
  • Danilo Ricardo Barbosa de Araújo UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp2.p319-326

Resumo

As redes móveis permitiram à Internet se tornar ubíqua, ou seja, estar presente em qualquer lugar e momento. Entretanto, no Brasil, a qualidade das redes móveis não é adequada para todas as aplicações. Por outro lado, o uso de agregação de tráfego de redes celulares tem sido usado em alguns países como uma alternativa para viabilizar aplicações com restrições estritas de Qualidade de Serviço (QoS), como no caso da telemedicina, por exemplo. Contudo, há uma lacuna sobre estudos que analisem a viabilidade de usar agregação de enlaces de operadoras que atuam no Brasil e a análise de diferentes estratégias de agregação. Neste sentido, este artigo estuda diferentes possibilidades de agregação de enlaces móveis considerando as necessidades de aplicações específicas. Fundamentado em estudos bibliográficos e simulações, o trabalho propõe estratégias para agregação de tráfego e as aplica na avaliação de duas operadoras que atuam na Região Metropolitana do Recife. Assim, foi elaborada uma análise que indica quais operadoras e conexões devem ser usados para realizar a agregação, tendo como base os requisitos de cada aplicação. Com base nos resultados obtidos, houve um ganho de mais 72% no tempo de transferência de um arquivo quando as políticas adequadas de agregação são consideradas.

DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p319-326

Biografia do Autor

Gleidson Araújo de Souza Campos, UFRPE

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: redes móveis, largura de banda e agregação de tráfego.

Danilo Ricardo Barbosa de Araújo, UFRPE

Danilo Ricardo Barbosa de Araújo recebeu o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco em 2015; recebeu o título de Mestre em Engenharia da Computação pela UPE - Universidade de Pernambuco em 2011; e recebeu o título de Bacharel em Ciência da Computação pela Unicap - Universidade Católica de Pernambuco em 2002. Após a conclusão de sua dissertação de mestrado, recebeu o prêmio de melhor trabalho de pós-graduação da UPE no ano de sua defesa. Em 2013 foi aprovado em 1º lugar no concurso público para Professor Assistente do Departamento de Estatística e Informática da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuou em diferentes empresas de tecnologia do Recife de 2000 até 2016, incluindo a participação em diversos projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (Lei de Informática). Atualmente é Professor Adjunto A do Departamento de Estatística e Informática da UFRPE. É professor do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da UFRPE e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da UPE. É membro do IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers e da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. É membro do corpo editorial do Applied Soft Computing e revisor de periódicos bem conceituados em Engenharias IV e Ciência da Computação. Possui interesse por temas de pesquisa relacionados a Redes Ópticas, Inteligência Computacional e Redes Complexas. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Edição Especial: V Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (2016)