USO DAS REDES SOCIAIS POR ÓRGÃOS PÚBLICOS NO BRASIL E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO MONITORAMENTO PARA GESTÃO - Use Of Social Media By Public Agencies In Brazil And Contributions Of Monitoring To Administration

Marília Barreto de Santana, Cristiane Gabriela Boesing de Souza

Resumo


A administração pública atualiza-se constantemente em relação às mudanças no mundo moderno e tecnológico. A fim de alcançar uma gestão efetiva, e considerando a alta intensidade da presença das redes sociais no cotidiano do brasileiro, o monitoramento de mídias sociais tem sido uma das ferramentas estratégicas por ela utilizada. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo compreender as contribuições que o monitoramento de mídias e o uso de redes sociais têm proporcionado aos órgãos públicos no Brasil.  A pesquisa nesta temática justifica-se por permitir esclarecer aspectos dos benefícios do monitoramento de mídias, que vêm sendo absorvidos por algumas organizações recentemente, e a ênfase em órgãos públicos, por poder demonstrar as decorrentes melhorias na relação entre cidadão e administrador. Visando este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos conceitos relacionados ao assunto e em estudos de casos, que após serem repensados para o ambiente público, serviram como referência. Ao fim da pesquisa, são apresentadas as evidências de que o monitoramento pode ajudar a gestão pública em inúmeros fatores, mas principalmente a entender melhor os sentimentos da sociedade, suas reivindicações e necessidades.

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272017v15Ed.p99-107


Texto completo:

PDF 99-107

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................