PERSPECTIVA DO SACRIFÍCIO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: INTRODUZINDO UM MODELO TEÓRICO - Perspective Of The Sacrifice In Consumer Behavior: Introducing A Theoretical Model

Jairo de Pontes Gomes, Salomão Alencar de Farias, Marianny Jessica de Brito Silva

Resumo


O que é sacrifício no consumo? Apesar da popularidade do termo nas retóricas dos indivíduos da sociedade contemporânea, sacrifício ainda não é bem entendido no contexto acadêmico do comportamento do consumidor. Há uma lacuna de estudos que busquem categorizar e caracterizar as práticas sacrificiais relacionadas ao consumo, trazendo elementos centrais para a construção do conceito amplo de sacrifício nas ciências. Este artigo objetiva introduzir uma interpretação, até então inédita, do sacrifício no consumo a partir das visões de diferentes áreas do conhecimento. Com a adoção de um caminho metodológico de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas com especialistas e revisão sistemática da literatura sobre o tema, onde a análise dos dados foi operacionalizada por meio da análise de conteúdo. Foi encontrado que o sacrifício na compra/consumo (ou não compra), envolve significações positivas e negativas, onde uma avaliação do indivíduo considera a relação custo/benefício para a realização ou não de atos que são considerados como sacrifícios.

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272017v15n2.p617-630


Texto completo:

PDF 617-630

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




..................................................................................................................................................................................................................................................................................