ARTICULANDO A TRANSFORMATIVE CONSUMER RESEARCH E A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA EM SITUAÇÕES DE INSEGURANÇA ALIMENTAR EM GRUPOS VULNERÁVEIS - Articulating Transformative Consumer Research and Non-Violent Communication in Food Insecurity in Vulnerable Groups

Gustavo Tomaz de Almeida, Georgiana Luna Batinga, Bruno Medeiros Assimos, Marcelo de Rezende Pinto

Resumo


A Transformative Consumer Research – TCR é um movimento ou abordagem de pesquisa que visa melhorar o bem-estar de consumidores vulneráveis. O objetivo nesse artigo é adicionar na agenda das pesquisas transformativas uma Tecnologia Social intitulada Comunicação Não-Violenta - CNV, visto que não existem artigos nacionais e internacionais que tenham proposto essa articulação. Em termos teóricos, elegemos um público vulnerável, quer seja, os consumidores em situação de insegurança alimentar, para articular os conceitos de Tecnologia Convencional e Social, CNV e TCR. Metodologicamente, se desenvolveu uma revisão de literatura do tipo narrativa, de trabalhos nacionais e internacionais, tendo como produto um ensaio teórico. Como principais resultados e conclusões, o que se ganha ao aliar a CNV com a TCR é que o consumidor participante da pesquisa, ao adquirir a consciência de si e do outro, disponha a transformar-se, direcionando seu próprio pensamento às suas necessidades não atendidas, sendo o papel do pesquisador, ser apenas um mediador para ajudar o outro a encarar as transformações relacionadas a insegurança alimentar.

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272018v16n2.p154-166


Texto completo:

PDF 154-166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................