SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL: ASPECTOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO - Professional Socialization: Aspects of Academic Education in an Executive Secretariat

Autores

  • Emiliano Sousa Pontes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Daniela Giareta Durante Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272018v16n1.p87-100

Resumo

A presente investigação tem por objetivo analisar como ocorre o aprendizado dos conhecimentos, habilidades, normas e valores da profissão de secretário executivo na fase acadêmica do processo de socialização profissional. Para tanto, baseia-se no modelo teórico sintetizado por Kramer et al. (2013), que consideram a socialização profissional como um processo que compreende três fases: a separação da academia, a transição para a prática profissional e a integração em papéis e comunidades profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com secretários executivos que atuam em organizações localizadas no estado do Ceará. Os dados são tratados por meio da técnica de análise de conteúdo, operacionalizados no software ATLAS.ti 7. Conclui-se, a partir dos resultados e discussões apresentados, que os aspectos da socialização profissional de secretários executivos evidenciam uma formação acadêmica consistente, interdisciplinar e que agrega aspectos da vivência organizacional ao aprendizado cotidiano da vida universitária. A contribuição da presente pesquisa está no fomento à literatura empírica sobre a socialização profissional, ainda escassa no contexto brasileiro.

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272018v16n1.p87-100

Biografia do Autor

Emiliano Sousa Pontes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração e Controladoria pela UFC, Professor Substituto da UFC.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Economia pela UFPE, Professora da UFC.

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração pela UFMG, Professor da UFC.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UNINOVE, Professora da UFSC.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela UFC, Professora da UFC.

Daniela Giareta Durante, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Desenvolvimento pela UNIJUÍ, Professora da UFC.

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Publicado

2018-12-25

Edição

Seção

Artigos