TRABALHO E CONSUMO: PROPOSTA DE DISCUSSÃO ACERCA DAS DEFINIÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CO-CRIAÇÃO - Work and Consumption: Discussing the Definitions about the Process of Co-creation

Rosana Córdova Guimarães

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão inicial, de natureza teórica, sobre as diferentes nomenclaturas que emergem no campo do Marketing, Marketing Crítico e Estudos Organizacionais acerca do processo de co-criação. Em literatura recente, observa-se a existência de definições como prosumer, públicos produtivos, trabalho organizacional, free labor e crowdsourcing. Partindo do pressuposto que cada definição busca, a seu modo, explicar as novas relações entre trabalho e consumo, elaborou-se um quadro teórico organizador dos elementos-chave que compõe cada conceito. O quadro-síntese revela um campo de estudos ainda em construção, onde um mesmo conceito acerca da co-criação pode ter diferentes interpretações. Sugere-se que trabalhos futuros busquem ampliar o escopo da pesquisa, agregando mais definições.

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272018v16n1.p78-86


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PDF 78-86

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