Análise de Modelos Rivais de Mobile Marketing

Rodrigo Marques de Almeida Guerra, Paula Jaqueline Knebel, Maria Emília Camargo

Resumo


Mobile marketing é um conjunto de práticas que tem a finalidade de interagir e gerar comunicação com potenciais clientes por meio de dispositivos móveis: smartphones, SMS e tablets. O uso de novas tecnologias passou a influenciar o comportamento do consumidor, gerando, muitas vezes, repulsa dos clientes. A análise de modelos de mobile marketing pode auxiliar gestores e consumidores na tomada de decisão do cliente. Esse artigo tem o objetivo de identificar os elementos que influenciam modelos rivais de mobile marketing sob a ótica dos estudantes de ensino superior de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para tanto, aplicou-se uma survey com uma amostra válida de 222 estudantes de uma IES. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, análise fatorial exploratória, regressão linear múltipla e modelagem de equações estruturais, com uso de softwares estatísticos. Os resultados da pesquisa confirmam parte das hipóteses testadas, identificam as variáveis que (não) influenciam os modelos rivais, conceitua mobile marketing e sugere estudos futuros.


Palavras-chave


Mobile Marketing; Novas Tecnologias Digitais; Modelos Rivais; Modelagem de Equações Estruturais; Dispositivos Móveis

Texto completo:

PDF 169-183


DOI: https://doi.org/10.21714/1679-18272019v17n2.p169-183

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