Análise de Modelos Rivais de Mobile Marketing

Autores

  • Rodrigo Marques de Almeida Guerra Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Paula Jaqueline Knebel Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emília Camargo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/1679-18272019v17n2.p169-183

Palavras-chave:

Mobile Marketing, Novas Tecnologias Digitais, Modelos Rivais, Modelagem de Equações Estruturais, Dispositivos Móveis

Resumo

Mobile marketing é um conjunto de práticas que tem a finalidade de interagir e gerar comunicação com potenciais clientes por meio de dispositivos móveis: smartphones, SMS e tablets. O uso de novas tecnologias passou a influenciar o comportamento do consumidor, gerando, muitas vezes, repulsa dos clientes. A análise de modelos de mobile marketing pode auxiliar gestores e consumidores na tomada de decisão do cliente. Esse artigo tem o objetivo de identificar os elementos que influenciam modelos rivais de mobile marketing sob a ótica dos estudantes de ensino superior de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para tanto, aplicou-se uma survey com uma amostra válida de 222 estudantes de uma IES. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, análise fatorial exploratória, regressão linear múltipla e modelagem de equações estruturais, com uso de softwares estatísticos. Os resultados da pesquisa confirmam parte das hipóteses testadas, identificam as variáveis que (não) influenciam os modelos rivais, conceitua mobile marketing e sugere estudos futuros.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques de Almeida Guerra, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil, com Ampla Associação com a Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2014-2017). É Professor do Curso de Administração da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Paula Jaqueline Knebel, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, exerce a função de assistente de relacionamento com o mercado na UCS.

Maria Emília Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2020-06-02

Edição

Seção

Artigos