Gestão do Conhecimento em Universidade Pública do Semiárido Nordestino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1679-1827.2021.238129

Palavras-chave:

Diagnóstico, Gestão do Conhecimento, Universidade pública, Semiárido, Nordeste do Brasil

Resumo

O objetivo deste estudo foi mensurar a percepção de administradores em educação sobre a Gestão do Conhecimento (GC) nos processos táticos e estratégicos de uma universidade pública, cujo principal recurso é o conhecimento acerca da região Semiárida do Nordeste brasileiro. Trata-se   de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo e com características tecnológicas, que foi operacionalizada por meio de uma survey. Utilizou-se o Diagnóstico de Gestão do Conhecimento de Bukowitz e Williams (2002) e os indicadores propostos por Brito, Oliveira e Castro (2012) como modelos estruturais. Os dados foram levantados por meio de questionários e, em seguida, tratados em planilhas eletrônicas. Os resultados sinalizaram que há um esforço da instituição para a implantação do modelo de organizações de aprendizagem, e que, portanto, ela deixou de enfrentar o exercício da gestão somente por meio da realização de projetos pedagógicos. Além disso, a universidade consegue preparar cidadãos e parceiros para atuarem em favor do Estado na elaboração e na implementação de soluções para os problemas sociais, ambientais, políticos e econômicos da região Semiárida brasileira.

Biografia do Autor

Naeldson Expedito Alves da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar - (UnP). Graduado em Administração e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar

Professora Titular de Pós-Graduação em Administração (Doutorado e Mestrado) da Universidade Potiguar (UNP, RN). Graduação em Serviço social (1974) e especialização em Teoria e Prática de Serviço Social (1980) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestrado em Sociologia (1998) e doutorado em Educação (2004) pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

Doutorando em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN), especialista em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA, RN) e em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN) e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).

Arthur William Pereira da Silva, Universidade Potiguar.

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar - UNP. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar.

Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Potiguar.

Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Referências

ALEGRE, J.; SENGUPTA, K.; LAPIEDRA, R. Knowledge management and innovation performance in a high-tech SMEs industry. International Small Business Journal, v. 31, n. 4, p. 454-470, 2013. DOI: 10.1177/0266242611417472.

ANDERSÉN, J. Protective capacity and absorptive capacity: Managing the balance between retention and creation of knowledge-based resources. The Learning Organization, v. 19, n. 5, p. 440-452, 2012. DOI: 10.1108/09696471211239730.

ANDREEVA, T.; KIANTO, A. Does knowledge management really matter? Linking knowledge management practices, competitiveness and economic performance. Journal of Knowledge Management, v. 16, n. 4, p. 617- 636, 2012. DOI: 10.1108/13673271211246185.

BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012.

BRITO, L. M. P. et al. Knowledge management for the sustainable development of the semi-arid region in Northeastern Brazil. Ciência Rural, v. 49, p. e20180762, 2019a. DOI: 10.1590/0103-8478cr20180762.

BRITO, L. M. P. et al. Mídias sociais e gestão do conhecimento em empresas de tecnologia da informação do Nordeste do Brasil. Perspectivas Contemporâneas, v. 14, n. 1, p. 117-141, 2019b.

BRITO, L. M. P.; GALVÃO, A. P.; OLIVEIRA, P. W. S. de. Gestão do conhecimento em empresa internacional de energia. Informação & Sociedade, v. 23, n. 1, p. 93-103, 2013.

BRITO, L. M. P.; OLIVEIRA, P. W. S. de; CASTRO, A. B. C. de. Gestão do conhecimento numa instituição pública de assistência técnica e extensão rural do Nordeste do Brasil. Revista de Administração Pública-RAP, v. 46, n. 5, 2012. DOI: 10.1590/S0034-76122012000500008.

BRUNDTLAND, G. H. Nosso Futuro Comum / Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: FGV Editora, 1991.

BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de Gestão do Conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BUKOWITZS, W. R.; WILLIAMS, R. L.; MACTAS, E. D. Human capital mensurement. Research Technology Management, v. 47, n. 3, p. 43-49, 2004.

CARDOSO, L.; MEIRELES, A.; PERALTA, C. F. Knowledge management and its critical factors in social economy organizations. Journal of knowledge management, v. 16, n. 2, p. 267-284, 2012. DOI: 10.1108/13673271211218861.

CARVALHO, D. S. da S. et al. A gestão do conhecimento na percepção dos secretários executivos de uma instituição federal de ensino. Revista de Gestão e Secretariado, v. 10, n. 2, p. 1-29, 2019.

CASTRO, A. B. C. de et al. Temáticas emergentes em gestão do conhecimento: um estudo bibliométrico. In: Seminários em Administração. São Paulo. Anais... São Paulo: FEA USP, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2020.

CASTRO, A. B. C. de et al. O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão escolar: Um estudo de caso em uma instituição de ensino filantrópica da Bahia/BA. Holos, v. 2, p. 195-211, 2015.

CASTRO, A. B. C. de; BRITO, L. M. P. Descarte do conhecimento como estratégia de inovação: um estudo em uma instituição pública de educação não-formal do nordeste do Brasil. HOLOS, v. 4, p. 397-414, 2014.

CASTRO, A. B. C. de; BRITO, L. M. P. Gestão do Conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo?. Revista Gestão Industrial, v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.3895/gi.v12n2.3559.

CASTRO, A. B. C. de; BRITO, L. M. P.; VARELA, J. H. de S. A ressignificação da área de gestão de pessoas e os novos papéis das pessoas e das organizações. HOLOS, v. 33, n. 4, p. 408-423, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.5168.

CASTRO, A. B. C. de; BRITO, L. M. P.; VARELA, J. H. de S. Quem dissemina saber, aprende com o conhecimento que constrói? um estudo de múltiplos casos em organizações públicas do nordeste do brasil. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, n. 2, p. 126-146, 2014.

CAVALCANTI, G. M. et al. Knowledge management in public administration of education, science and technology in Northeast Brazil. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, n. 18, p. 1-21, 2020. DOI: 10.5902/2318133841954.

CLAVER-CORTES, E.; ZARAGOZA-SAEZ, P.; PERTUSA-ORTEGA, E. Organizational structure features supporting knowledge management processes. Journal of Knowledge Management, v. 11, n. 4, p. 45-57, 2007. DOI: 10.1108/13673270710762701.

COSTA, F. J. da. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DINDA, S. A theoretical basis for green growth. International Journal of Green Economics, v. 8, n. 2, p. 177- 189, 2014. DOI: 10.1504/IJGE.2014.065851.

DONATE, M. J.; PABLO, J. D. S. de. The role of knowledge-oriented leadership in knowledge management practices and innovation. Journal of Business Research, v. 68, n. 2, p. 360-370, 2015. DOI: 10.1016/j. jbusres.2014.06.022.

ESTATUTO. Estatuto da UFERSA. Disponível em: <https://documentos.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/ sites/79/2014/09/ESTATUTO-PUBLICADO-NO-SITE-VALIDO-A-PARTIR-DE-1-DE-SETEMBRO-DE-2016. pdf>. Acesso em: 11 jun. 2018.

FIDEL, P.; CERVERA, A.; SCHLESINGER, W. Customer’s role in knowledge management and in the innovation process: effects on innovation capacity and marketing results. Knowledge Management Research & Practice, v. 14, n. 2, p. 195-203, 2016. DOI: 10.1057/kmrp.2015.19.

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 35, n. 3, 2000.

GLOET, M; TERZIOVSKI, M. Exploring the relationship between knowledge management practices and innovation performance. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 15, n. 5, pp. 402-409, 2004.

HAIR Jr. et al. Multivariate Data Analysis. 7th edition. 7th Edition. Hellaby Hall: Pearson, 2014.

KOENIG, M. E. D.; JANK, D. A. The (common) sense of KM. Journal of Information & Knowledge Management, v. 11, n. 02, pp. 1250009, 2012.

LEE, S.; GON KIM, B.; KIM, H. An integrated view of knowledge management for performance. Journal of Knowledge management, v. 16, n. 2, p. 183-203, 2012. DOI: 10.1108/13673271211218807.

LEE, V-H. et al. Knowledge management: a key determinant in advancing technological innovation?. Journal of Knowledge Management, v. 17, n. 6, p. 848-872, 2013. DOI: 10.1108/JKM-08-2013-0315.

MIRANDA, A. C. de et al. As relações entre o modelo de desenvolvimento e os impactos sobre o ambiente e a saúde humana: uma revisão do cenário atual. Cad. Saude Colet., v. 19, n. 3, p. 251-263, 2011.

MOTTA, G. da S. Como escrever um bom artigo tecnológico?. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 5, p. 4-8, 2017.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Elsevier Brasil, 2004.

PEER, V.; STOEGLEHNER, G. Universities as change agents for sustainability-framing the role of knowledge transfer and generation in regional development processes. Journal of Cleaner Production, v. 44, p. 85-95, 2013. DOI: 10.1016/j.jclepro.2012.12.003.

PERRIN, A. The practices of knowledge managers in Lafarge. Journal of Knowledge Management, v. 16, n. 2, p. 204-214, 2012. DOI: 10.1108/13673271211218825.

PINHO, I.; REGO, A.; CUNHA, M. P. e. Improving knowledge management processes: a hybrid positive approach. Journal of knowledge management, v. 16, n. 2, p. 215-242, 2012. DOI: 10.1108/13673271211218834.

SANTOS, R. S. dos et al. Organizações de aprendizagem: disciplinas para a gestão com pessoas no serviço público. HOLOS, v. 8, p. 205-228, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.5171.

SERENKO, A. Meta-analysis of scientometric research of knowledge management: discovering the identity of the discipline. Journal of Knowledge Management, v. 17, n. 5, pp. 773-812, 2013.

SERENKO, A. Meta-analysis of scientometric research of knowledge management: discovering the identity of the discipline. Journal of Knowledge Management, v. 17, n. 5, p. 773-812, 2013. DOI: 10.1108/JKM-05-2013- 0166.

SERENKO, A.; BONTIS, N. Global ranking of knowledge management and intellectual capital academic journals: 2013 update. Journal of Knowledge Management, v. 17, n. 2, pp. 307-326, 2013.

SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações, gerenciando e avaliando patrimônios de Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

VEIGA, J. E. da. Para entender o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora 34, 2015.

VENKITACHALAM, K.; AMBROSINI, V. A triadic link between knowledge management, information technology and business strategies. Knowledge Management Research & Practice, v. 15, n. 2, p. 192-200, 2017. DOI: 10.1057/s41275-016-0043-5.

WANG, S.; NOE, R. A.; WANG, Z.-M. Motivating knowledge sharing in knowledge management systems: A quasi–field experiment. Journal of Management, v. 40, n. 4, p. 978-1009, 2014. DOI: 10.1177/0149206311412192.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos