ANÁLISE DA VIABILIDADE FINANCEIRA NA IMPLANTAÇÃO DE UM AVIÁRIO AUTOMATIZADO PARA PRODUÇÃO DE OVOS (Analysis of Financial Viability in the Implementation of an Automated Aviary for Eggs Production)

Débora Vanessa Maas, José Angelo Nicácio, Silvana Anita Walter, Wanderson Dutra Gresele

Resumo


Diante dos investimentos constantes no setor avícola, faz-se necessário analisar se esse tipo de investimento é viável para o produtor. Desse modo, o estudo teve como objetivo analisar a viabilidade financeira na instalação de um aviário automatizado em uma propriedade rural do município de Diamante do Oeste. A pesquisa documental envolveu análise de contratos, notas e anotações feitas pelos produtores. Através de uma pesquisa descritiva foi possível identificar os custos necessários para a implantação do mesmo, em seguida, de forma quantitativa, buscou-se informações da área financeira, como custos e receitas da atividade. As análises realizadas envolveram cálculos utilizando planilhas no Excel, os resultados encontrados se mostraram viáveis para o projeto. O tempo de retorno (payback) calculado foi de 7,44 anos e demonstra o tempo para recuperar o capital investido. A taxa interna de retorno encontrada foi de 14,12%, muito acima da taxa mínima de atratividade, mostrando que o investimento trará rentabilidade maior que a esperada pelos avicultores. Quanto ao valor presente líquido, o resultado de R$ 95.425,22, é positivo e indica viabilidade. Todas as técnicas de análise de capital aplicadas indicaram que o investimento em um aviário automatizado para a produção de ovos é viável.

Palavras-chave


Avicultura; Viabilidade financeira; Investimento; Administração Financeira

Texto completo:

PDF 103-115


DOI: https://doi.org/10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p103-115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

..................................................................................................................................................................................................................................................................................