INTEGRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASOS A PARTIR DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO BRASIL (Supply Chain Integration in E-Commerce: Multiple Study Case from Small and Medium Sized-Enterprises in Brazil)

Gustavo Luiz Scatolini Vieira

Resumo


A importância do segmento de Comércio Eletrônico (CE) entre empresas e consumidores – business-to-consumer (B2C) – está na no seu potencial de inovação e crescimento apresentado nos últimos anos em especial nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Entretanto, como se dá a Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) nesse segmento? O objetivo desta pesquisa é analisar, a partir de uma amostra de PMEs, a existência de práticas relacionadas à SCM que atuam no segmento de CE ou e-commerce. Desse modo, busca-se identificar a aderência das PMEs ao compartilhamento, colaboração e relacionamento / integração de seus processos de negócio à SCM. A pesquisa é bibliográfica desenvolvida dentro do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com aplicação de estudo multicasos. Como resultado foi possível observar a existência de ações pontuais e esporádicas, principalmente, no que se refere à construção de relacionamentos entre empresas, sem, contudo, permitir afirmar-se que há uma gestão estruturada e direcionada à resultados colaborativos e integrados para seus processos de negócio chave.

Palavras-chave


Gestão da Cadeia de suprimentos; Comércio Eletrônico; Pequenas e Médias Empresas

Texto completo:

PDF 116-135


DOI: https://doi.org/10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p116-135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

..................................................................................................................................................................................................................................................................................