Gestão do Conhecimento e Orientação para o Mercado como Fonte de Vantagem Competitiva: uma survey em empresas do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1679-1827.2021.240834

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Orientação para o mercado, Vantagem competitiva

Resumo

A globalização e a turbulência de mercado exigem que as organizações busquem estratégias para a vantagem competitiva. Neste contexto, a gestão do conhecimento visa a criação, transferência e circulação do conhecimento nas organizações, bem como o investimento no capital intelectual. No entanto, a orientação para o mercado defende uma cultura orientada para o cliente, a fim de oferecer-lhes produtos de maior valor agregado de forma eficiente e efetiva. Perante o exposto, este estudo tem como objetivo analisar a influência da gestão do conhecimento e da orientação para o mercado sobre a vantagem competitiva em 426 empresas de comércio e serviços do Sul do Brasil. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa, por meio da análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados destacam que tanto a gestão do conhecimento, como a orientação para o mercado estão positivamente relacionadas com a vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Eliana Andréa Severo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências Sociais Aplicadas  (CCSA). Departamento de Ciências Administrativas (DCA).

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pós-Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela UCS. Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências Sociais Aplicadas  (CCSA). Departamento de Ciências Administrativas (DCA).

Arícia Morais de Medeiros, Universidade Potiguar (UNP)

Mestrado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).

Ênio Vinicius Baracho Eduardo, Universidade Potiguar (UNP)

Mestrado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).

Robson da Silva Alves, Universidade Potiguar (UNP)

Mestrando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).

Thaís Barbosa Ferreira Andrade, Universidade Potiguar (UNP)

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar, UNP. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte, UNI/RN. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Graduada em Administração pela UNP.

Referências

ABERNATHY, W. J.; CLARK, K. B. Innovation: mapping the winds of creative destruction. Research Policy, v. 14, n. 1, p. 3-22, 1985.

ACOSTA, A. S.; CRESPO, Á. H.; AGUDO, J. C. Effect of market orientation, network capability and entrepreneurial orientation on international performance of small and medium enterprises (SMEs). International Business Review, v. 27, n. 6, p. 1128-1140, 2018.

ALGIERI, B.; AQUINO, A.; SUCCURRO, M. International competitive advantages in tourism: an eclectic view. Tourism management perspectives, v. 25, p. 41-52, 2018.

ANABILA, P.; KASTNER, A. N. A.; BULLEY, C. A.; ALLAN, M. M. Market orientation: a key to survival and

competitive advantage in Ghana’s private universities. Journal of Marketing for Higher Education, v. 30, n. 1p. 125-144, 2020.

ATUAHENE-GIMA, K. Market orientation and innovation. Journal of Business Research, v. 35, n. 2, p. 93-103, 1996.

BALACHANDRAN, B.; WILLIAMS, B. Effective governance, financial markets, financial institutions & crises. Pacific-Basin Finance Journal, v. 50, p. 1-15, 2018.

BARNEY, J. B. The resource-based model of the firm: origins, implications, and prospects. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 97-98, 1991a.

BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991b.

BARROSO, A. C. de O.; GOMES, E. B. P. Tentando entender a gestão do conhecimento. Revista de Administração Pública, v. 33, n. 2, p. 147-170, 1999.

BORJIGEN, C. Mass collaborative knowledge management: Towards the next generation of knowledge management studies. Program, v. 49, n. 3, p. 325-342, 2015.

BRASIL. LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006. Republicada no DOU de 6/3/2012 em atendimento ao disposto no art. 5º da Lei Complementar nº 139, de 10 de novembro de 2011. Brasília, 14 de dezembro de 2006.

CERCHIONE, R.; ESPOSITO, E. A systematic review of supply chain knowledge management research: State of the art and research opportunities. International Journal of Production Economics, v. 182, p. 276-292, 2016.

CHUANG, S-H. A resource-based perspective on knowledge management capability and competitive advantage: an empirical investigation. Expert Systems with Applications, v. 27, n. 3, p. 459-465, 2004.

CORREIA, R. J.; DIAS, J. G.; TEIXEIRA, M. S. Dynamic capabilities and competitive advantages as mediator variables between market orientation and business performance. Journal of Strategy and Management, In Press, 2020. https://doi.org/10.1108/JSMA-12-2019-0223

DARROCH, J. Knowledge management, innovation and firm performance. Journal of Knowledge Management, v. 9, n. 3, p. 101-115, 2005.

DAVENPORT, T. H.; DE LONG, D. W.; BEERS, M. C. Successful knowledge management projects. Sloan Management Review, v. 39, n. 2, p. 43-57, 1998.

DE GUIMARÃES, J. C. F.; SEVERO, E. A.; DORION, E. C. H.; COALLIER, F.; OLEA, P. M. The use of organisational resources for product innovation and organisational performance: a survey of the Brazilian furniture industry. International Journal of Production Economics, v. 180, p. 135-147, 2016.

DE GUIMARAES, J. C. F.; SEVERO, E. A.; VASCONCELOS, C. R. M. The influence of entrepreneurial, market, knowledge management orientations on cleaner production and the sustainable competitive advantage. Journal of Cleaner Production, v. 174, p. 1653-1663, 2018.

FARINA, M. C.; ALMEIDA, A. R. D. Gestão do conhecimento em uma empresa internacionalizada com administração descentralizada. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Anais... São Paulo, 2006.

FRANCINI, W. S. A gestão do conhecimento: conectando estratégia e valor para a empresa. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2002.

GRANT, R. M. Toward a knowledge-based theory of the firm. Strategic Management Journal, v. 17, n.1, p.109- 122, 1996.

GRANT, R.; PHENE, A. The knowledge based view and global strategy: Past impact and future potential. Global Strategy Journal, In press, 2021. https://doi.org/10.1002/gsj.1399

HAIR J. F. Jr.; BABIN, B.; MONEY, A.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Bookman Companhia Ed, 2005.

HAIR, J. F., JR.; BLACK, W. C.; BARDIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis. 7 ed. New Jersey: Prentice Hall, 2007.

HARDCOPF, R.; LIU, G. J.; SHAH, R. Lean production and operational performance: The influence of organizational culture. International Journal of Production Economics, v. 235, p. 108060, 2021.

HARRIS, R.; MCADAM, R.; MCCAUSLAND, I.; REID, R. Knowledge management as a source of innovation and competitive advantage for SMEs in peripheral regions. The International Journal of Entrepreneurship and Innovation, v. 14, n. 1, p. 49-61, 2013.

HOLM, S.; THEES, O.; LEMM, R.; OLSCHEWSKI, R.; HILTY, L. M. An agent-based model of wood markets: Scenario analysis. Forest Policy and Economics, v. 95, p. 26-36, 2018.

HULT, G. T. M.; HURLEY, R. F.; KNIGHT, G. A. Innovativeness: Its antecedents and impact on business performance. Industrial marketing management, v. 33, n. 5, p. 429-438, 2004.

IM, S.; KIM, S. K.; BOND III, E. U. The effect of channel innovation knowledge management on competitive advantage: a dual-path model. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 28, n. 2, p. 196-212, 2020.

IYER, P.; DAVARI, A.; ZOLFAGHARIAN, M.; PASWAN, A. Market orientation, positioning strategy and brand performance. Industrial Marketing Management, In Press, 2018. https://doi.org/10.1016/j. indmarman.2018.11.004

IRANI, Z.; SHARIF, A. M.; LOVE, P. ED. Mapping knowledge management and organizational learning in support of organizational memory. International Journal of Production Economics, v. 122, n. 1, p. 200-215, 2009.

JOHANNESSEN, J-A.; OLSEN, B.; OLAISEN, J. Aspects of innovation theory based on knowledge-management. International Journal of Information Management, v. 19, n. 2, p. 121-139, 1999.

KAMBOJ, S.; RAHMAN, Z. Market orientation, marketing capabilities and sustainable innovation. Management Research Review, v. 40, n. 6, p. 698-724.

KOHLI, A. K.; JAWORSKI, B. J. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. Journal of marketing, v. 54, n. 2, p. 1-18, 1990.

KUMAR, V.; JONES, E.; VENKATESAN, R.; LEONE, R. P. Is market orientation a source of sustainable competitive advantage or simply the cost of competing? Journal of Marketing, v. 75, n. 1, p. 16-30, 2011.

LANDROGUEZ, S. M.; CASTRO, C. B.; CEPEDA‐CARRIÓN, G. Creating dynamic capabilities to increase customer value. Management Decision, v. 49, n. 7, p. 1141-1159.2011.

LEITE, D. B.; HEINZMANN, L. M. Gestão da Inovação: Estudo de Casos Múltiplos no Segmento de Reparação de Veículos. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 10, n. 2, p. 34, 2016.

LIN, Y.; WU, L.Y. Exploring the role of dynamic capabilities in firm performance under the resource-based view framework. Journal of Business Research, v. 67, p. 407-413, 2014.

LINDA, M. R.; PATRISIA, D.; THABRANI, G.; YONITA, R. Competitive advantage throught innovation, human capital and knowledge management. International Journal of Advanced Science and Technology, v. 29, n. 3, p. 5554-5565, 2020.

LUBIT, R. Tacit knowledge and knowledge management: The keys to sustainable competitive advantage. Organizational Dynamics, v. 29, n. 3, p. 164-178 2001.

LUNARDI, G. L.; DOLCI, P. C.; MAÇADA, A. C. G. Adoção de tecnologia de informação e seu impacto no desempenho organizacional: um estudo realizado com micro e pequenas empresas. Revista de Administração, v. 45, n. 1, p. 5-17, 2010.

MACEDO, V.; DANTAS, D. C.; GUEDES, R. D.; CAVALCANTI, M. D. C. B. O uso do aplicativo WhatsApp nas práticas de gestão do conhecimento: o caso de uma comunidade virtual informal de profissionais na área de tecnologia. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 8, n. Esp., p. 135-150, 2018.

MAHDI, O. R.; NASSAR, I. A.; ALMSAFIR, M. K. Knowledge management processes and sustainable competitive advantage: An empirical examination in private universities. Journal of Business Research, v. 94, p. 320-334, 2019.

MAHMOOD, Z.; IFTIKHAR, W.; VISTRO, D. M.; TARIQ, H. I. An examination of the use of knowledge management/knowledge management systems in achieving and sustaining competitive advantage in higher education institutes: a case study of Asia Pacific University, Malaysia. International Journal of Scientific and Technology Research, v. 9, n. 4, p. 3653-3658, 2020.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MALHOTRA, N. K.; ROCHA, I.; LAUDISIO, M. C.; ALTHEMAN, É.; BORGES, F. M. Introdução à pesquisa de marketing. 1. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MAO, H.; LIU, S.; ZHANG, J.; DENG, Z. Information technology resource, knowledge management capability, and competitive advantage: The moderating role of resource commitment. International Journal of Information Management, v. 36, n. 6, p. 1062-1074, 2016.

MARTÍN-DE CASTRO, G. Knowledge management and innovation in knowledge-based and high-tech industrial markets: The role of openness and absorptive capacity. Industrial marketing management, v. 47, p. 143-146, 2015.

MASA’DEH, R. E.; AL-HENZAB, J.; TARHINI, A.; OBEIDAT, B. Y. The associations among market orientation, technology orientation, entrepreneurial orientation and organizational performance. Benchmarking: An International Journal, v. 25, n. 8, p. 3117-3142, 2018.

MURRAY, J. Y.; GAO, G. Y.; KOTABE, M. Market orientation and performance of export ventures: the process through marketing capabilities and competitive advantages. Journal of the Academy of Marketing Science. v.39, p. 252-269, 2011.

NARVER, J. E.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability. Journal of Marketing, v. 54, n. 4, p. 20-35, 1990.

NAYAK, B.; BHATTACHARYYA, S. S.; KRISHNAMOORTHY, B. Strategic advantage through social inclusivity: an empirical study on Resource Based View in health insurance firms in India. Journal of Cleaner Production, v. 298, p. 126805, 2021.

NONAKA, I. A dynamic theory of organizational knowledge creation. Organization Science, v. 5, n. 1, p. 14-37, 1994.

NONAKA, I.; TOYAMA, R.; NAGATA, A. A firm as a knowledge-creating entity: a new perspective on the theory of the firm. Industrial and Corporate Change, v. 9, n.1, p.1-20, 2000.

OMERZEL, D. G. The impact of knowledge management on SME growth and profitability: A structural equation modelling study. African journal of business management, v. 4, n. 16, p. 3417-3432, 2010.

OFEK, E; SARVARY, M. Leveraging the customer base: Creating competitive advantage through knowledge management. Management Science, v. 47, n. 11, p. 1441-1456, 2001.

PALADINO, A. Investigating the drivers of innovation and new product success: a comparison of strategic orientations. Journal of Product Innovation Management, v. 24, n. 6, p. 534-553, 2007.

PORTER, M. Estratégia competitiva. São Paulo: Elsevier Brasil, 2004.

PEREIRA, J. C.; DE LORENA, R. S. R. Vantagens competitivas do cluster eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí–MG. REVISTA CIENTÍFICA DA FAI, v. 14, n. 1, p. 60, 2014.

PERIN, M. G.; SAMPAIO, C. H. Orientação para o mercado, porte empresarial e performance. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 3, p. 76-88, 2004.

PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Descobrindo a regressão: com a complementaridade do SPSS. 2005.

PRIETO, I. M.; REVILLA, E.; RODRÍGUEZ-PRADO, B. Managing the knowledge paradox in product development. Journal of Knowledge Management, v. 13, n. 3, p. 157-170, 2009.

RANJITH, V. K. Business models and competitive advantage. Procedia Economics and Finance, v. 37, p. 203- 207, 2016.

SAEIDI, P.; SAEIDI, S. P.; SOFIAN, S.; SAEIDI, S. P.; NILASHI, M.; MARDANI, A. The impact of enterprise risk management on competitive advantage by moderating role of information technology. Computer Standards & Interfaces, v. 63, p. 67-82, 2019.

SILVA, G.; DACORSO, A. L. R. Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 3, p. 251-269, 2013.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. São Paulo: Bookman Editora, 2009.

TAN, Y.; OCHOA, J. J.; LANGSTON, C.; SHEN, L. An empirical study on the relationship between sustainability performance and business competitiveness of international construction contractors. Journal of Cleaner Production, v. 93, p. 273-278, 2015.

TORABI, F.; EL-DEN, J. The impact of knowledge management on organizational productivity: a case study on Koosar Bank of Iran. Procedia Computer Science, v. 124, p. 300-310, 2017.

TORRES, A. I.; FERRAZ, S. S.; SANTOS-RODRIGUES, H. The impact of knowledge management factors in organizational sustainable competitive advantage. Journal of Intellectual Capital, v. 19, n. 2, p. 453-472, 2018.

VALENTIM, M. L. P.; CERVANTES, B. O processo de inteligência competitiva em organizações. Data Grama Zero, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 1-23, 2003.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisas em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

WIJAYA, P. Y.; SUASIH, N. N. R. The effect of knowledge management on competitive advantage and business performance: A study of silver craft SMEs. Entrepreneurial Business and Economics Review, v. 8, n. 4, p. 105-121, 2020.

WILDEN, R.; GUDERGAN, S.; LINGS, I. The interplay and growth implications of dynamic capabilities and market orientation. Industrial Marketing Management, In Press, 2018. https://doi.org/10.1016/j. indmarman.2018.11.001

WIKHAMN, W. Innovation, sustainable HRM and customer satisfaction. International Journal of Hospitality Management, v. 76, p. 102-110, 2019.

WRIGHT, G.; CAIRNS, G.; O’BRIEN, F.; GOODWIN, P. Scenario analysis to support decision making in addressing wicked problems: pitfalls and potential. European Journal of Operational Research, In Press, 2018. https://doi.org/10.1016/j.ejor.2018.08.035

YANG, J. The knowledge management strategy and its effect on firm performance: A contingency analysis. International Journal of Production Economics, v. 125, n. 2, p. 215-223, 2010.

YAPRAK, A.; TASOLUK, B.; KOCAS, C. Market orientation, managerial perceptions, and corporate culture in an emerging market: Evidence from Turkey. International Business Review, v. 24, n. 3, p. 443-456, 2015.

ZACK, M.; MCKEEN, J.; SINGH, S. Knowledge management and organizational performance: an exploratory analysis. Journal of Knowledge Management, v. 13, n. 6, p. 392-409, 2009.

ZHOU, K. Z.; BROWN, J. R.; DEV, C. S. Market orientation, competitive advantage, and performance: A demand-based perspective. Journal of Business Research, v. 62, n. 11, p. 1063-1070, 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos