A influência das condições ambientais na emergência hospitalar pelo estado físico e emocional do consumidor

Alexandre de Oliveira Siqueira, Taciana de Barros Jerônimo, Marcus Augusto Vasconcelos Araújo, Jamille Queiroz Leite

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis ambientais presentes na sala de espera de uma emergência hospitalar privada, os estados físico e emocional do consumidor e os seus reflexos na percepção e na resposta emocional no uso do serviço. Para tanto, foi analisado um hospital de grande porte em Recife a partir da condução de uma survey com 300 consumidores entre pacientes e acompanhantes. Os dados foram analisados por meio de regressão logística. Os resultados demonstraram que as condições físicas do ambiente que mais se relacionaram com a percepção ambiental do consumidor foram cor, aroma, layout e temperatura e que os estados físico e emocional impactam negativamente na percepção e na resposta emocional do consumidor, trazendo seis contribuições teóricas relevantes. A originalidade deste estudo se baseia no fato de não existir estudos empíricos que associem os estados físicos e emocionais dos consumidores com as condições ambientes, percepção e resposta emocional ao ambiente de serviços de emergência; análise comparativa entre pacientes e acompanhantes em ambientes de serviços de emergência; e de pesquisas que reúnam, em um único estudo, as teorias relativas as condições ambientais, percepção ambiental, resposta emocional e estados físico e emocional em serviços de emergência hospitalar.


Palavras-chave


Ambiente de Serviços Hospitalar; Psicologia Ambiental; Percepção do Ambiente; Emergência Hospitalar

Texto completo:

PDF 218-237


DOI: https://doi.org/10.21714/1679-18272019v17n2.p218-237

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