ANÁLISE DE DESEMPENHO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA NUVEM PRIVADA APACHE CLOUDSTACK (Performance Evaluation of the Virtual Learning Environment in Apache CloudStack Private Cloud)

Alison Vinicius Gomes da Silva, Claudemir Lima, Gustavo Callou

Resumo


A computação em nuvem é um paradigma que oferece recursos computacionais de forma dinâmica por meio da Internet. As universidades e escolas vêm adotando cada vez mais os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para facilitar a comunicação entre alunos e professores e, assim, existe uma necessidade de uma avaliação de desempenho do AVA em softwares de computação em nuvem. Dessa forma essa pesquisa visa propor uma estratégia baseada em modelos para a avaliação de desempenho do ambiente virtual de aprendizagem Moodle em nuvem privada. A metodologia para a realização das medições e modelagem do sistema foram desenvolvidos em rede de Petri estocástica. Este trabalho apresenta três estudos de casos realizados para ilustrar a aplicabilidade da metodologia e dos modelos propostos em um ambiente real, montado em laboratório, com o Moodle configurado em uma nuvem privada com Apache CloudStack. Os resultados mostram que o modelo de desempenho foi prático e eficiente para quantificar as métricas de interesse atestando a qualidade do serviço provido além de auxiliar os projetistas a estimar as configurações demandas para dar suporte ao sistema em diferentes situações e com diversos números de usuários.

 

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272019v17Esp.p120-133

 


Texto completo:

PDF 120-133

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




..................................................................................................................................................................................................................................................................................